«Um fórum pretende ser um lugar de diálogo, partilha de conhecimento e aprendizagem. Pôr em comum ideias, questionar. É isso que se procura com esta iniciativa», explica Filomena Carvalho, porta-voz da comissão organizadora do evento.
O Fórum junta oradores de renome nas áreas da Administração Pública e Privada, oriundos da academia, do mundo da política, da gestão e da economia, de forma a criar um espaço de sinergias. Após a sessão de abertura, Adriano Moreira, professor catedrático da Universidade Técnica de Lisboa, profere a conferência inaugural, intitulada “O Estado e a Circunstância”, seguida de um momento de debate.
João Poças Santos, coordenador do departamento de Ciências Jurídicas, modera o debate principal. “Ética com razões: reinventar, reformar ou bem gerir no contexto da Administração Pública”, é o tema apresentado por António Poças, presidente da direção da NERLEI, seguido de António Sérgio Ribeiro, professor do Instituto Superior Técnico, que analisa “A dinâmica empresarial no contexto público e privado”. Odete João, professora do Ensino Secundário, destaca a evolução e futuro do Estado Social, e Helder Roque, médico, fala das boas práticas nos Serviços Públicos. A deputada da Assembleia da República, Margarida Balseiro Lopes, aborda como “Partilhar o risco na Administração Pública: que caminhos de sucesso?”, e Filomena Carvalho, professora da ESTG, encerra o evento.
A organização do evento resulta de uma articulação de esforços entre os estudantes e os docentes das áreas de Empresarialização de Serviços Públicos, de Economia, de Finanças Públicas e Procedimento Administrativo, e da coordenação do curso de Administração Pública da ESTG.