Sob o tema “Campus Sustentável: desafios e oportunidades” mais de 200 participantes partilharam ideias e procuraram soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável. Os trabalhos inseriram-se na 3.ª Conferência Campus Sustentável, um evento que se apresenta como "um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, na inovação, nas práticas e na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior em Portugal e nos países da lusofonia", explica o Politécnico de Lisboa, em comunicado.
Este evento é promovido pela Rede Campus Sustentável Portugal e organizado pelo Politécnico de Lisboa. De acordo com o coordenador da Comissão Organizadora da Conferência, Vítor Manteigas, este evento foi "um marco importante no caminho iniciado em 2018 pela Rede Campus Sustentável Portugal, que demonstra o compromisso que as universidades e politécnicos portugueses apresentam atualmente relativamente às questões da sustentabilidade”.
Já para a vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Maria João Escudeiro, o Politécnico de Lisboa assume "a sustentabilidade ambiental, como um dos seus eixos estratégicos de ação". Nesse sentido, acrescenta, esta instituição de ensino superior está, em conjunto com as suas Escolas, a implementar o Programa Eco-Campus Politécnico de Lisboa, uma iniciativa que "para além de atuar ao nível da gestão ambiental dos campus e das diversas instituições que o compõem, promove, ativamente, a mudança de comportamentos e atitudes da sua comunidade académica".
Fundada em 2018, a Rede Campus Sustentável Portugal (RCS-PT) é uma rede de cooperação entre pessoas de instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica. Desta forma, esta estrutura procura promover as questões de sustentabilidade nas universidades e politécnicos portugueses e contribuir para uma sociedade mais sustentável.
Para saber mais sobre esta rede, clica aqui.