A Semana da Ciência e da Tecnologia (SCT) vai regressar, em 2021, ao formato presencial. Entre 22 e 26 de novembro, esta iniciativa do Politécnico de Setúbal (IPS) volta a abrir as portas desta instituição de ensino superior aos alunos e professores das escolas secundárias e profissionais. Pela primeira, a edição deste ano inclui um programa de debates, música e de Ciência Cidadã, aberto à comunidade externa.
Conforme destaca o Politécnico de Setúbal, em comunicado, ao longo das suas várias edições, a Semana da Ciência e da Tecnologia "já se tornou incontornável no calendário escolar da região, recebendo anualmente várias centenas de alunos". Em 2021, a proposta é que os laboratórios das escolas superiores de Tecnologia do IPS, em Setúbal e no Barreiro, se transformem em "Escape Labs" com vários enigmas para resolver, na semana em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica.
O programa tem como objetivo, acrescenta a mesma fonte, "despertar o interesse dos jovens pelos universos da Ciência e da Tecnologia", sendo que esta é também uma "oportunidade privilegiada para conhecer de perto a oferta formativa do IPS, assim como os respetivos corpo docente, projetos de investigação e equipamentos". A organização destaca que, devido às contingências atuais da pandemia da Covid-19, algumas atividades requerem marcação prévia.
Programa tem como objetivo"despertar o interesse dos jovens pelos universos da Ciência e da Tecnologia"
Serão contemplados domínios como a Biotecnologia, engenharias Civil e Química, Tecnologias do Petróleo e Bioinformática (ministrados na ESTBarreiro/IPS), bem como as engenharias Mecânica, Eletrotécnica e de Computadores, Informática e Automação Controlo e Instrumentação, e tecnologias do Ambiente e do Mar, Biomédica e Energia (disponíveis na ESTSetúbal/IPS).
Além das visitas aos laboratórios, a Semana da Ciência e da Tecnologia irá proporcionar igualmente um debate e reflexão sobre “O futuro da Engenharia Civil em Portugal”, a decorrer no dia 23 de novembro, pelas 15h00, no laboratório de Engenharia Civil da ESTBarreiro/IPS, com transmissão em direto na página do IPS no Youtube. Já no dia 25 estará de volta o programa “Música e Ciência”, com um concerto-conferência em torno da temática “Alterações climáticas: E Agora?”.
A encerrar, a 26 de novembro, pelas 18h00, o IPS ruma até à Casa da Baía, no centro de Setúbal, para partilhar com a comunidade alguns projetos com impacto no território envolvente, num espaço aberto à discussão de temáticas relacionadas com a sustentabilidade e o meio ambiente.