O concurso tem como objetivos promover o conhecimento da origem dos materiais, água e energia e a sua valorização; estimular o interesse pela investigação, criando nos alunos o espírito científico do desejo da descoberta, e tomando contacto com a abordagem científica do rigor, da experimentação e do teste de hipóteses formuladas; incutir nos alunos o sentido prático da aplicação de conceitos das mais variadas áreas da Economia Circular.

“Nós na Economia Circular” pretende encorajar os alunos a pensar mais além relativamente ao que existe nas suas vidas. Respondendo às questões: Como são constituídos os materiais que utilizo no meu dia a dia? Quando já não preciso deles o que faço? O que acontece às minhas coisas quando já não preciso delas? Será que consigo retirar partes dos meus desperdícios e fazer coisas novas? Será que os objetos que uso poderiam ter uma vida mais longa? Será que eu consigo criar na minha escola uma atividade que leve todos a pensar como reduzir o seu impacte? Será que isso é bom para a sociedade? Será que estou a contribuir para um desenvolvimento sustentável?

Os estudantes têm que concorrer em equipa, obrigatoriamente formada por um mínimo de 3 e máximo de 5 elementos, distribuídos por um mínimo de dois e máximo de quatro alunos, e por um ou dois professores que acompanharão e orientarão os trabalhos. Inscrições até 28 de fevereiro.