Organizada pela Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais da Universidade Europeia, a iniciativa pretende aprofundar a relação entre o poder judicial e os meios de comunicação social tendo como referência o sistema português e o brasileiro.

A sessão de abertura é assegurada por Pedro Barbas Homem, Reitor da Universidade Europeia e Ex-Diretor do Centro de Estudos Judiciários. Pedro Barbas Homem vai abordar a relação entre o poder judicial em Portugal e os meios de comunicação social. Edgar Lopes, Desembargador e coordenador de Formação do CEJ, António Jaime Martins, Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, José Horácio Halfeld Ribeiro, Ex-Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e Eduardo Vera-Cruz Pinto, Diretor do Curso de Direito da Universidade Europeia, abordam a tecnologia, a privacidade e os limites impostos pelo direito e os debates sobre a transmissão dos julgamentos pela televisão e pela internet.

Para analisar a eficiência da justiça: os poderes, deveres e a responsabilidade do juiz reúnem-se as participações de João Manuel da Silva Miguel, Diretor do CEJ, Eduardo Arruda Alvim, Paulo Petroni, Alex Costa Pereira e José Luiz Ragazzi, membros do Instituto de Advogados de São Paulo.

 

O Curso de Direito, sob a coordenação de Eduardo Vera-Cruz Pinto, procura, através deste encontro, analisar as diferentes perspetivas luso-brasileiras com o objetivo de melhorar o modo como os media e a justiça comunicam entre si.