Anualmente, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, organiza um ciclo de seminários que visa debater, com base no trabalho desenvolvido pelos seus investigadores, políticas e processos educativos. A nova edição do ciclo é composta por quatros sessões: “Proporcionando um currículo diversificado”; “Fomentando práticas pedagógicas diferenciadas”; “Desenvolvendo a cooperação”; “Garantindo melhor inclusão”. Os seminários contam com a participação de investigadores e docentes da área de Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, mas também com professores de diversas instituições de ensino. A primeira sessão decorre a 15 de janeiro, às 9h00, e explora temas como os desafios atuais das políticas curriculares e inovação pedagógica.
Destinados a todos aqueles que advogam a ideia de uma educação que garanta o desenvolvimento das potencialidades de cada um, estes ciclos visam "ligar a investigação e a ação, potenciar a interação entre universidade e escolas, fomentar o conhecimento das políticas de educação e formação e promover a integração entre saberes teóricos e saberes práticos", nas palavras dos seus mentores. Os seminários pretendem, ainda, capacitar as lideranças escolares, contribuir para a melhoria das políticas e das práticas educativas, bem como criar comunidades de prática que construam novas oportunidades de aprendizagem. Mais informações e inscrições disponíveis AQUI.