A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar dois projetos, um dos quais em colaboração com a Associação Académica de Coimbra (AAC), que visam cimentar a posição desta universidade enquanto elo primordial com as empresas e com as comunidades. Falamos do Projeto Especial “UC Business” e da “Académica Start UC - Ensino Secundário”.

Dinamizar a transferência de conhecimento interno e de tecnologia para as empresas, catapultando o know-how retido no ambiente académico, é o objetivo da Universidade de Coimbra ao lançar o Projeto Especial “UC Business”. O objetivo é que os investigadores da Universidade de Coimbra articulem a teoria retida na universidade com a prática e experiência do mundo profissional. Os principais vetores do “UC Business” passam por maximizar o valor para a Universidade de Coimbra, oferecendo serviços especializados às organizações. O foco estará nas grandes empresas, PMEs, start-ups e spin-offs, assim como na articulação com Centros de Investigação, Plataformas Tecnológicas e de Serviços, Associações Privadas Sem Fins Lucrativos e outras estruturas já parceiras da universidade, com uma lógica rentável para ambas as partes. O projeto visa igualmente definir estratégias sectoriais mais incisivas, permitindo um investimento seguro com retorno a médio e longo prazo.  

Já o “Académica Start UC – Ensino Secundário” tem como objetivo de incentivar os estudantes a identificar problemas na sua comunidade e a apresentar soluções para os mesmos. A iniciativa surge no âmbito da 4.ª edição do Projeto Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, criado pela UC e pela AAC, com o objetivo de sensibilizar, educar e informar os estudantes desta universidade para a inovação e o empreendedorismo. Ao alargar-se aos ensinos secundário e profissional, o Académica Start UC surge agora com o foco na sensibilização, dinamização e reforço da capacidade dos estudantes para o empreendedorismo e inovação social, a partir da sensibilização para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – recorde-se que a Universidade de Coimbra integra a Global Compact desde outubro deste ano. 

Para poderem participar, as escolas poderão formar uma ou mais equipas com um máximo de 5 estudantes e um docente, o qual terá como missão auxiliar os alunos no desenvolvimento da sua ação. Cada grupo irá escolher um ODS, identificar um problema na sua comunidade (escola ou município) e desenvolver uma ação de sensibilização. Todos os trabalhos terão de ser registados em vídeo, o qual será avaliado por um júri. Os cinco melhores vídeos serão apresentados a votação do público, que ajudará a encontrar as equipas vencedoras. O objetivo desta primeira edição do “Académica Start UC – Ensino Secundário” é formar cerca de 2000 estudantes, o que representa cerca de 1% dos alunos do ensino secundário nacional. As candidaturas abrem ia 12 de dezembro e deverão ser feitas em formulário disponibilizado no site www.academicastartuc.com, até 29 de março.