A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizará uma mesa redonda, no dia 17 de janeiro, para celebrar a data em que passam 27 anos da morte de Miguel Torga, contista, poeta, romancista, diarista e um dos nomes cimeiros da cultura portuguesa.

A iniciativa “Celebrar a Memória de Miguel Torga”, é organizadapela Pró-Reitoria para a Cultura, Comunicação e Imagem da UTAD e conta com a colaboração da Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD, da Câmara Municipal de Sabrosa, do Espaço Miguel Torga e da Academia de Letras de Trás-os-Montes. 

A organização do evento reconhece a “importância, passados estes 27 anos, de aprofundar o estudo sobre a obra de Torga, em especial na relação com a identidade da região transmontana e duriense, enquanto fator marcante das suas produções literárias mais emblemáticas, consideradas verdadeiros hinos à cultura do povo”, refere em comunicado.

 

 

Miguel Torga nasceu como Adolfo Correia da Rocha, em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, em 12 de agosto de 1907. Filho de camponeses, emigrou cedo para o Brasil para, citando a UTAD, “fugir à pobreza da sua terra e regressou a ela para mitigar a saudade que o acompanhou, uma experiência traumática que, paradoxalmente, lhe inspirou uma das suas obras mais belas: A Criação do Mundo”. Formou-se, entretanto, em Medicina e passou a residir em Coimbra, onde faleceu em 17 de janeiro de 1995.

Para saberes mais clica aqui.