A Bolsa Luís Patrão define-se como um “programa de apoio à formação académica, técnica e executiva de nível superior”. O apoio é dirigido especialmente a jovens no início da carreira profissional. O nome deste programa surge em homenagem póstuma ao primeiro presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P., Luís Patrão.
Estando enquadrada na Estratégia Turismo 2027 e na Agenda das Profissões, esta bolsa procura fomentar o desenvolvimento e a qualificação dos recursos humanos das empresas do Turismo, criando para tal uma "rede de jovens profissionais" e talentosos, que tragam novas ideias e propostas com foco na tecnologia, inclusão e sustentabilidade. Pretende-se, assim, que as novas gerações desenvolvam competências ao nível do “planeamento, gestão estratégica, liderança, inovação e internacionalização”.
Em 2024 serão atribuídas 10 bolsas, designadamente 5 bolsas para pós-graduação, mestrado e MBA, nas áreas da gestão, administração, finanças e marketing, e 5 bolsas para formação profissional especializada na área do turismo. Estas bolsas têm o valor máximo de 60 mil euros para quem concluiu uma licenciatura e 40 mil euros para jovens com formação especializada.
Os candidatos devem ter idade inferior a 35 anos, residir em Portugal e ter uma média final de curso igual ou superior a 14 valores, tanto no caso das licenciaturas, como da formação profissional. Todos os termos podem ser consultados no regulamento online.
As candidaturas estão abertas até 31 de maio de 2024 e devem ser apresentadas aqui.