Nquela que será a primeira edição do "Programas de Doutoramento Afiliados", a Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) tem abertas, até ao final de março, candidaturas para atribuir até doze bolsas de doutoramento financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O concurso está aberto a alunos de doutoramento de universidades portuguesas na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), numa das seguintes áreas de atuação: Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Políticas Públicas, Interação Pessoa-Máquina, Tecnologias de Língua Falada, Robótica e Engenharia de Software.

A primeira edição deste concurso foi lançada pela 15 de Fevereiro de 2021, tendo como objetivo "fortalecer a ligação entre o sistema de ensino superior nacional e o tecido empresarial Português em colaboração com a Carnegie Mellon University (CMU)", explica a organização, em comunicado. As doze bolsas de doutoramento atribuídas serão integrais com uma duração máxima de 4 anos, incluindo um período de investigação na universidade americana até 12 meses.

 

 

Para a co-diretora do programa Carnegie Mellon Portugal, Inês Lynce, esta iniciativa vai "alargar o espectro de atuação" deste programa, "recrutando alguns dos melhores alunos de Universidades portuguesas na área das TIC, que terão a possibilidade de beneficiarem de um período de imersão na CMU mas também na ligação a empresas tecnológicas portuguesas". “Esta iniciativa irá fomentar a integração de estudantes de doutoramento no meio empresarial, promovendo a componente de investigação e desenvolvimento em empresas líderes do sector”, complementa o co-diretor do programa, Nuno Nunes.

O prazo para a submissão das candidaturas para o ano académico 2021/2022 é dia 31 de Março. Para mais informações, clica aqui.