Nove estudantes de seis instituições do ensino superior público beneficiaram, até ao momento, de um fundo de apoio dirigido a alunos de Enfermagem em comprovada situação de carência económica. Deste fundo, criado há um ano, pelo Capítulo Phi Xi da Sigma (sociedade honorífica de Enfermagem), foram utilizadas verbas para suprir necessidades daqueles estudantes.

O objetivo da ajuda, um montante superior a 1800 euros, é amenizar as despesas relacionadas com alojamento, refeições, propinas, transportes e exames médicos. “Este pequeno auxílio foi dado a alunos das escolas superiores de Enfermagem de Coimbra, de Lisboa e do Porto, assim como das escolas superiores de Saúde dos institutos politécnicos de Leiria, de Portalegre e de Santarém”, revelaram os responsáveis do Fundo de Apoio de Emergência do Capítulo Phi Xi. O projeto é coordenado pela professora a ESEnfC, Margarida Alexandra Moreira da Silva.


Os estudantes que recebem a ajuda devem comprometer-se a acabar o curso.


Organizado com o objetivo de ajudar a mitigar os efeitos da pandemia por SARS-CoV-2 na área da educação, este capital visa reduzir a pobreza dos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem em comprovada situação de carência económica, desde que empenhados na conclusão do curso.

Deste modo, pretende “contribuir para evitar o abandono e o insucesso escolar, a nível do ensino superior público nacional, de forma a promover a inclusão social, a equidade e a igualdade de oportunidades”, refere a ESEnfC em comunicado.

 

 

Os custos inerentes ao projeto são suportados por iniciativas desenvolvidas pelo Capítulo Phi Xi, pelas associações de estudantes ou pela Federação Nacional de Estudantes de Enfermagem, por donativos (houve cinco em 2021) e protocolos que venham a ser estabelecidos. De acordo com a equipa responsável por este projeto, “o sucesso do fundo está, também, dependente dos eventuais donativos de entidades e instituições que queiram associar-se a esta fundamental ajuda na vida dos estudantes e famílias”.

Para saberes mais clica aqui.