O Politécnico de Leiria celebrou dois protocolos que visam a formalização das spin-offs “Minutos Emblemáticos”, dedicada ao desenvolvimento de jogos terapêuticos, e “Sensimeter – Healthcare and Technology Solutions”, dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de dispositivos médicos, partindo de um dispositivo médico que já se encontra em protótipo (tecnologia), o CBmeter. Os protocolos foram celebrados na quarta-feira, dia 22 de junho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.
Ambas as empresas foram criadas em 2020, com os protocolos agora celebrados a objetivarem a formalização dos apoios a serem concedidos às duas empresas spin-off do Politécnico de Leiria, para efeitos de exploração comercial dos resultados de investigação gerados no âmbito do ecossistema de inovação do Politécnico de Leiria, prevendo-se um apoio ao nível da disponibilização de programas de mentoria por parte da instituição de ensino às duas empresas.
“No Politécnico de Leiria temos feito este caminho, que nunca está terminado, de valorização do conhecimento, também pela via da criação de startups e spin-offs, de valorização económica da ciência e do conhecimento produzidos, e da maior facilidade de conseguirmos gerar impacto na sociedade e nos cidadãos através destas empresas”, começou por referir o presidente do Politécnico, Rui Pedrosa. “Também tendo em mente que são sempre sementes iniciais que podem gerar uma melhor empregabilidade qualificada dos nossos diplomados, afirmando ainda o Politécnico de Leiria no contexto nacional e também internacional”, acrescenta.
"São sempre sementes iniciais que podem gerar uma melhor empregabilidade
qualificada dos nossos diplomados"
A spin-off Minutos Emblemáticos é responsável pelo projeto e marca nacional AGILidades, que visa o desenvolvimento de jogos e outros materiais que incentivem o treino funcional em populações frágeis. A dinamização de oficinas de estimulação, fazendo uso dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto, a personalização de materiais para estimulação de pessoas adultas/idosas/crianças com incapacidade, a adaptação e validação do processo de adaptação dos materiais de estimulação com base nas necessidades de populações específicas, o desenvolvimento de ações de formação sobre a implementação dos materiais, como resultado do seu processo de validação científica, são alguns dos objetivos da spin-off.
Por sua vez, a Sensimeter desenvolve atividades de investigação, conceção, desenvolvimento e inovação, produção e comercialização de equipamentos, materiais, produtos, técnicas, tecnologias, software e meios tecnológicos aplicados, em especial, aos cuidados de saúde. Esta spin-off nasceu impulsionada pelo projeto de investigação CBmeter, reconhecido no programa de empreendedorismo Poliempreende, e premiado pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia, com a atribuição da Bolsa Bragança Parreira SPD/Roche, na área da Tecnologia em Diabetes. O projeto já potenciou o registo da patente de um dispositivo para diagnóstico precoce de doenças metabólicas.
Para saberes mais clica aqui.