Ao todo, são mais de 200 Bolsas Santander Futuro 2019/2020, que já têm as candidaturas abertas, num processo que decorre até 29 de novembro, para além das 100 Bolsas Santander Global e 200 Bolsas Santander Ibero-Americanas. As Bolsas Santander Futuro 2019/2020 destinam-se a apoiar estudantes universitários com recursos económicos limitados – inscritos numa Instituição de Ensino Superior beneficiária de mecenato do Banco Santander e aderente ao programa – e que estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo da carreira académica.

Estas bolsas, num valor que pode ascender a mil euros, têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar dos beneficiários. O regulamento está disponível AQUI.

Só a Universidade de Coimbra vai distribuir 50 Bolsas Santander Futuro pelos seus estudantes. O mérito escolar é um dos principais critérios, assim como a necessidade de apoio financeiro para os universitários poderem prosseguir os estudos no 1º e 2º ciclo do Ensino Superior. O facto de o candidato estar a estudar numa universidade localizada a mais de 50 km da sua residência, ou a existência de um quadro de necessidades especiais educativas, são critérios de elegibilidade que podem ser escolhidos pelas instituições que participam no programa.

Aderem a este programa do Santander Universidades mais de 15 Instituições de Ensino Superior portuguesas, entre as quais a Universidade de Coimbra, a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Nova SBE, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

As candidaturas às Bolsas Santander Global 2019/2020 serão abertas em novembro e as Bolsas Santander Ibero-Americanas em dezembro. As primeiras são bolsas de mobilidade global, dirigidas a alunos com mérito académico que necessitem de apoio económico para participar ou complementar outros programas de mobilidade como, por exemplo, o programa Erasmus.