A formação presencial do Atelier Digital da Google visa formar os portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotando-os das ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e a contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal.  

Esta formação presencial tem como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e Internacionalização, conciliando teoria e prática. No final, e após testes com aproveitamento, cada formando recebe um certificado. À semelhança de edições anteriores desta iniciativa, a formação presencial em competências digitais continuará a decorrer em várias cidades em paralelo com a formação online. Nos cursos online, a formação baseia-se em tutoriais em vídeo seguidos de atividades. No final, os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação. A formação presencial decorreu ao longo do ano, nas cidades de Lisboa, Leiria, Aveiro, Peniche, Setúbal, Porto e termina em Barcelos.  

Através do site do Atelier Digital qualquer interessado pode registar-se e fazer a formação online à medida da sua disponibilidade ou inscrever-se na formação presencial gratuita, que decorre de 11 a 13 de junho, no IPCA, no Auditório Engenheiro António Tavares.