Braga recebe, em 2012, o título de Capital Europeia da Juventude e vai ter muitos eventos para atrair ainda mais público jovem.

Em 180 mil habitantes, o concelho de Braga tem 85 mil jovens com residência fixa no município. Se a estes, juntarmos os 17 mil alunos da Universidade do Minho que, podendo não viver em Braga, passam o dia na cidade, a Capital Europeia da Juventude, em 2012, vai ter um público muito vasto e numeroso.

Mesmo não sendo a cidade mais jovem de Portugal, Braga é a capital do distrito mais jovem do país.

A cidade foi escolhida para ser a Capital Europeia da Juventude, vencendo, na fase final, duas cidades gregas. Com um orçamento de 1,2 milhões de euros, Braga quer atrair milhares de jovens de toda a Europa às centenas de iniciativas que vai realizar. Isto, no mesmo ano em que a vizinha cidade de Guimarães será a Capital Europeia da Cultura.

Bracarenses pelo mundo...
O 'yWorld' será o grande evento de início do ano de 2012. Pretende dar a conhecer junto da comunidade local a vida dos jovens nos cinco continentes. O objectivo do 'yWord' é o pôr os jovens participantes a apontar soluções que promovam a integração, inclusão e protecção dos direitos humanos.

Minho, Universidade do Minho
Com 17 mil estudantes e 1200 professores universitários, a Universidade do Minho é a maior 'receptora' de jovens na cidade e a mais importante parceira na preparação dos 365 dias de actividades. Vai haver cimeiras internacionais, um festival de música do mundo e o programa Bracara From Augustus, que é um curso intensivo de história da cidade e o 'YDig', um treino especializado de escavação arqueológica.

A Capital Europeia quer ainda receber jovens de todo o mundo, não abrangidos pelo programa Erasmus, para que estudem e vivam na cidade.

Quero ser voluntário!
O voluntariado também faz parte das actividades através do programa 'Y.Help'. Um parlamento jovem, uma festa tecnológica digital, expressões de arte urbana onde se incluem eventos já existentes como o Mimarte e os Encontros da Imagem, bem como fóruns dedicados às questões ambientais fazem parte do principal conjunto de iniciativas propostas.