No século XIX, a ganga começou por ser um tecido usado na fabricação de velas de barco e roupa de marinheiros de Génova, cidade que em francês se diz Gênes, daí a origem da palavra jeans, hoje sinónimo estrangeirado de calças de ganga.
Mais tarde, em 1850, um senhor alemão chamado Oscar Levi-Strauss teve a ideia de confeccionar roupas de trabalho com as lonas que eram usadas nas escavações mineiras de ouro americanas (na Califórnia). Levi Strauss confeccionou 2 ou 3 peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineiros e o sucesso foi imediato, já que a nova vestimenta era mais resistente, duradoura e os trabalhadores podiam utilizar os jeans nas tarefas mais árduas do dia-a-dia. Em 1873, os rebites de reforço foram patenteados por Levi Strauss e Jacob David. As tachas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos das novas calças azuis (onde os trabalhadores carregavam as pesadas ferramentas), tornando-as ainda mais duráveis.

Como hoje as conhecemos, as calças e ganga (e as restantes peças que vieram a ser feitas neste material) só passaram a ser utilizadas no dia-a-dia, já no século XX. O primeiro estilista a colocar os jeans na passerelle foi Calvin Klein, na década de 1970. De sublinhar que a grande conquista da ganga foi a sua ampla adesão social – o tecido azul, apto para a vida quotidiana sem perder o seu charme e elegância, tanto era usado por um simples operário como cobiçado pelos indivíduos mais endinheirados.

{youtube}nC_Ck_vvppQ{/youtube}

No cinema, a ganga também deixou a sua pegada em personagens rebeldes interpretadas por Marlon Brando, James Dean ou Elvis Presley, por exemplo. O look foi, por isso, primeiramente associado aos mais jovens e a movimentos de insurreição e libertinagem, ganhando, mais tarde, uma maturidade associada a outras peças de roupa combinadas com as calças de ganga, tais como a camisa, o blazer e a gravata, entre outras.

Sabias que…
Os fabricantes de ganga conseguem aquele ar de gasto e manchado na ganga graças à utilização de pedras vulcânicas? Essas pedras porosas são colocadas com os jeans dentro da máquina de lavar industrial et voilát! Ficam prontos a usar… 

Joana_Lima

Joana Lima, 17 anos
Escola Secundária Braamcamp Freire (Lisboa)
“Bem, eu só consigo usar saias de ganga (com cor original), já as calças, estas, também são de ganga, embora só goste delas se não forem da cor original da ganga, mas sim coloridas =)”

Sofia_Semedo

Sofia Semedo, 16 anos
Escola Secundária de Albufeira (Faro)
“Uso montes de coisas de ganga: carteiras, calças, calções e acho que já tive uma bolsinha de telemóvel também de ganga :b Porque é um tecido confortável mesmo :)”

Ana_Catarina

Ana Catarina Ferreira, 17 anos
Escola Secundária Conde de Monsaraz (Évora) (brevemente aluna universitária)
“Não consigo viver sem calças de ganga! Sou viciada em calças de ganga e o meu guarda-roupa não era o mesmo sem elas. A minha toilette também contém carteira e mala de ganga - são uma combinação explosiva! =D”