E, como tal, temos as famosas praxes de volta. Para aqueles cuja praxe não é de iniciação (aqueles jogos divertidos que nos impelem a fazer amizades muito rapidamente para nos apoiarmos mutuamente – os praxados) são as praxes dos TPC :P (digam lá que saudades!)

Praxes vaticinadas:

 

Carneiro

Jogo do beijinho: Um grupo de 15 praxados fazem uma rodinha e no centro surge um bonequinho pequeno de peluche e o praxador diz “O Zézé vai-se deslocar na roda e cada pessoa vai dar um bj num sitio diferente”. E esta é a parte em que tem de se ter cuidado, porque o sítio em que derem o bj vai ser o sítio em que vão beijar o colega do lado.

 

Touro

O Animalesco: Uma pessoa pergunta-te qual é o teu animal favorito e tu, todo prazenteiro, respondes: “É o Golfinho!” (digamos …) Essa mesma pessoa só se vira para ti e replica: “Ai é? Pois na hora seguinte vais passar a detestá-lo, porque já que gostas tanto decidi proporcionar-te uma verdadeira experiência animal. Imita-o”

 

Gémeos

A Bolinha: Este jogo, dedicado especialmente aos aficionados do ténis de mesa, requere uma bolinha de ping pong e duas pessoas afortunadas. Consiste em aproximar as duas pessoas, cara a cara, como se fossem dar um beijinho e colocar a bolinha presa entre as duas testas. A parte gira começa no momento em que o praxador diz: “Agora têm que fazer tudo assim durante a próxima meia hora” (e isto inclui WC).

 

Caranguejo

Rebentas?: Neste clássico são necessários balões de água (CHEIOS) e duas pessoas (de preferência rapaz e rapariga). Enquanto a rapariga se deita no chão com um balão na sua barriga, pergunta-se ao rapaz a sua idade e consoante o que ele disser, esse é o número de flexões que vai realizar sobre a rapariga, com o perigo iminente de rebentamento do balão.

 

Virgem

Aninhar: O jogo do aninhar é à muito praticado nas escolas americanas. Sabem o exercício de cuidar de um ovo durante x tempo a fingir que é um filho? Nesta praxe simulam-se situações de perigo com esses filhos, tipo, tiveste gémeos! Tens um em cada mão e estás sentado no chão enquanto o praxador diz: “Agora levanta, agora senta, agora levanta, agora senta…”.

 

Balança

Inversão: Especialmente dedicado ao sexo masculino, consiste na sua transformação num elemento do outro sexo. Muito velha não é? Mas atenção que agir exactamente como o outro sexo em todas as situações inclui as idas à casa de banho.

 

Sagitário

Seringada: Reúnem-se os caloiros e separam-se em 4 equipas com muita tinta (de preferência guache, que é lavável, não se queiram despertar as fúrias das mães!) e seringas para todos, informando: “isto é como o paintball mas a utilizar seringas. Quem matar mais ganha.” (vão levar umas camisolas novas para casa…).

 

Escorpião

Os Sabores: Um elemento de olhos vendados vai adivinhar os sabores gourmet que um chefe preparou e estes podem ser: o alho puro e cru, a cebola que é tão boa que as lágrimas brotam dos olhos, a bolacha com vinagre e tantas outras iguarias, dependendo do chefe.

 

Capricórnio

De improviso: O praxador aproxima-se dos praxados e afirma: “Ambrósios, apetece-me algo musical” e aí o trabalho dos Ambrósios vai ser encantar a Dama ou o Sir com uma peça musical original dos mesmos.

 

Leão

O Futuro: “O que é que queres ser?” E vai na volta tu respondes: “Engenheiro Civil” (ou outra qualquer…) e o praxador responde: “Olha um futuro Trolha! Vamos começar já a tua educação!” E passas a meia hora seguinte com pedras e terra na mão a pensar como é que irás fazer o cimento para a casa que ele te mandou construir.

 

Aquário

O Desportista: Qual é o desporto que tu praticas melhor? E pessoa responde prazenteira: “Natação” (digamos..). O praxador, puramente descrente de tal facto, só se limita a dizer: “Prova-o, prova como és bom já, agora, neste preciso momento”.

 

Peixes

A Secretaria: Sendo o praxador um dos indivíduos do 15º ou mesmo 16º ano, ele chama os praxados à secretaria e diz: “Desculpe incomodá-lo no dia de praxes Sr. Algo mas o comprovativo do tipo de sanguenão consta na sua matricula e portanto vamos realizá-lo agora. Como a nossa professora de biologia sabe identificar, não tem problema nenhum. Vamos só fazer a recolha”. O praxado estica o braço descontraidamente e é aí que o praxador pega num x-acto...