A que se deve esse desejo intenso de comer trufas?  

Poderia eu perguntar-lhe, se me permite a breve e pertinente observação, a que se deve a sua aparente ausência de ambição no que toca a comer trufas – parece-me que essa será a verdadeira tragédia, tout court. Se o venerável chef deste lúgubre estabelecimento não me confecionar o consommé, lá terei de ficar pelos ovos com chouriço ou mesmo pelo arroz de favas. Mas, garanto-vos que, qual Dâmaso, serei torrencial e inundante nas críticas de Zomato e Tripadvisor.  

 


«[...] Garanto-vos que, qual Dâmaso, serei torrencial e inundante nas críticas de Zomato e Tripadvisor»   


Conseguimos imaginar que seria especialmente mordaz nesse particular…
 

Quem conhece a minha obra sabe qual a importância que atribuo à comida. Os alimentos e as bebidas são, muitas vezes, formas de fazer avançar a trama e de caracterizar classes sociais, como dizem os queirosianos, esses meus incansáveis filhinhos (risos). Se pensarmos bem, passa-se algo semelhante na atualidade, na altura da típica publicaçãozinha de restaurante, com o postzinho com a foto da comida que chega à mesa. L’image construit le film, n’est-ce pas?  


E tem por hábito colocar o seu sentido crítico e conhecimento da sociedade em prática nas redes sociais? 
 

Compreendo a questão, mas repare que o meu conhecimento da sociedade é, lamentavelmente, de uma sociedade que já não existe. O que posso dizer é que, caso existissem redes sociais no final do século XIX, certamente teria recorrido a tão poderosos artifícios. Repare que a coisa mais parecida que havia à disposição, n’Os Maias, por exemplo era mesmo A Corneta do Diaboo que implicava aturar o cavalão do Palma. Certamente que a possibilidade de retweetar alguém seria bem-vinda.

 

eaa0e126 f291 42ce 8298 fcf67594b6e9

 

E quais as personagens que melhor se adaptariam a essas novas ferramentas?  

Parece-me claro que João da Ega seria uma estrela do Twitter. Basta-nos imaginá-lo chegando a casa, depois de mais um opíparo jantar em casa da Condessa de Gouvarinho, e podemos quase vê-lo deitado na chaise longue, de pantufinhas e robe de seda, disparando tweets ao ritmo das baforadas do charuto: “Mais uma noite a #gouvarinhar com a @CondessaGouv. Será que estamos a falhar a vida, menino @CarlosTheMaia?”.