No noite de 31 de dezembro há sempre grandes festas para receber o novo ano e espantar as más energias do ano que se despede.

Em primeiro lugar, o mais importante é a tua determinação, garra e vontade de fazer com que os próximos 12 meses sejam fantásticos.

Uma das superstições mais comuns é comer 12 passas ou uvas quando derem as primeiras doze badaladas do novo ano. Cada passa corresponde simbolicamente a um desejo que se deverá realizar em 2014. Mas cuidado não te engasgues, se não ainda confundes os desejos.

Antes das passas, vem o jantar, que é também muito importante. Se queres ser feliz em 2014 não deves ingerir carne de aves na última refeição do ano, pois dizem que a felicidade voa para longe com as aves. Quanto aos doces, podes usar e abusar do chocolate porque supostamente ele atrai riquezas. Atenção! Também não é para entrares no próximo ano a rebolar.

Quanto à indumentária a vestir, não esquecer a superstição da roupa interior. Muitas pessoas defendem que na passagem de ano se deve utilizar roupa interior nova e azul para dar sorte. Se gostas de misturar cores, não te aflijas! Há quem defenda que o amarelo ajuda a resolver os problemas económicos, o vermelho está associado ao sucesso em questões amorosas, o castanho melhora a carreira profissional, o branco simboliza a paz e a tanquilidade, enquanto que o verde representa a saúde. 

Cores à parte, há também o ritual de estrear um vestido ou um fato na noite de passagem de ano. Para as meninas um vestido justinho e com brilhantes deixará todos de boca aberta. Se és rapaz, o belo do laçarote ou uma gravata fará toda a diferença.

Se preferires fazer a festa em casa, deves manter as portas e janelas abertas e fazer uma grande barulheira com tachos e panelas para espantar o ano “velho” e todos os seus espíritos malignos.

E para que não te falte dinheiro em 2014, podes sempre pegar na nota mais alta que tiveres na tua carteira, erguê-la e subir a um banco. A nota de cinco euros também é válida...

Ah e não te esqueças: à meia noite dá três saltinhos só com o pé direito para entrares em grande no novo ano. Mas cuidado para não caires, a menos que queiras começar o ano junto daquele/a enfermeiro(a) gostoso(a).

{module Always On}

{module Pub}