100ºC

fire 8837 1920

Há uma antiga expressão portuguesa que garante alguém estava tão nervoso "que até fumo lhe saía pelas orelhas”. Ainda que, até aos dias de hoje, não exista registo do fenómeno, não deixa de ser uma imagem adequada. Fumo a sair pelas orelhas, vapor a sair pelo nariz, e o nosso caldo interno em ebulição completa, depois de tropeçar nas escadas, partir uma unha, perder a segunda caneta do dia, levar uma tampa, fazer um teste que corre mal, perder a terceira caneta do dia, deixar cair as gomas ao chão e perder o autocarro. Vapor e fumo, a sair por orelhas e não só, e umas quantas respirações e suspiros, para tentar arrefecer os ânimos internos.

 

41ºC

ember 3776086 1920 

Reparem no quarenta e um. Ninguém diz “estava cheio de febre, com quarenta graus”. A formulação certa é “estava cheio de febre, com quarenta e tal”. A diferença está nos detalhes e, aos 40ºC de espírito, são precisamente os detalhes começam a chatear-nos. Será que o colega de carteira precisa de mesmo de mascar a pastilha tão ruidosamente? Será que esta fila da cantina tem de dar duas voltas à escola? Será que um dia posso comer um saco de gomas em paz, sem ter 20 pares de mãos esticados à minha volta? Tudo isto são questões pertinentes e que, embora não nos deixem maldispostos, nos começam a pesar no espírito, aquecendo as águas do mau-humor.

 

21ºC

meadow 2184989 1920 

Tida por alguns como a famosa “room temperature” [temperatura ambiente] a medida de 21ºC tem o condão de ser invisível. Durante um dia normal, ouvem-se muitos “está calor” ou “está frio”. Não se ouve muitas vezes, contudo, a pertinente observação: "é curioso, não está quente, nem está frio, está assim, assim”. E quantas vezes não está assim o nosso humor? Nem está carne, não está peixe, nem assim, nem assado, está tudo normal, normalíssimo, normalérrimo e só vamos verdadeiramente valorizar esse estado quando a temperatura voltar a subir ou baixar. 

 

0ºC

ice 2090584 1920

Todo o gelo tem os dias contados, meu caro, assim a temperatura se aproxime do zero. Aos poucos, o teu mau humor lá vai derretendo, pingando gotas de esperança aqui e ali. O dia começou mal mas começa a prometer: recebeste um convite promissor e reparaste que alguns colegas estão especialmente simpáticos hoje. Ainda não estás disponível para abandonar o mau humor, mas começas a pensar que é possível recuperar qualquer coisa.



-93,2ºC

winter 260817 1920

Esta foi a temperatura mais baixa registada à superfície da Terra: 93,2 graus Celsius negativos. Coisa pouca. Se quiseres pensar numa sensação equivalente pensa no segundo seguinte a receberes uma má nota logo de manhã ou nas horas que se seguem à descoberta de que há um teste surpresa mais logo. As tentativas dos teus colegas e professores em interagir contigo são bem-intencionadas. Mas, a todos, devolves o mesmo olhar: gelo, puro gelo.

 

Pin It