PASSO 1
ROSTO GERAL- Começa por aplicar uma base líquida por todo o rosto, com a ajuda de uma esponja e através de toques ligeiros. Também é possível aplicar com pincel, mas com uma esponja há mais precisão. O objectivo é ficar com um ar natural.
De seguida, aplica corrector de olheiras com um pincel nas zonas mais escuras do rosto. Além das olheiras, permite disfarçar vermelhidões ou borbulhas.
Aplica, de seguida, o pó compacto - que te vai ajudar a fixar a base, o corrector e ainda acaba com os brilhos!

PASSO 2
OLHOS – Neste caso foi usada inicialmente uma sombra de tom roxo, aplicada com um pincel a partir da extremidade para a parte de dentro do olho. O canto deverá ficar com o tom um pouco mais escuro, de forma a ficar realçado.
Com um pincel mais fino e de ponta oblíqua, aplica-se uma leve linha de sombra verde junto às pestanas de cima e de baixo.
De seguida, procura-se um ponto de luz. Aplica-se um tom metalizado, dentro do mesmo tom roxo/rosa, na parte saliente a meio do olho. Dá-se também luminosidade no canto do olho e, com um pincel mais arredondado, coloca-se este tom mais luminoso junto à sobrancelha, para dar a ilusão de que esta está levantada.
Com o lápis preto, percorre-se a parte de dentro do olho (só em baixo).
Aplica-se, no passo seguinte, rímel. Para os dias de calor ou chuva, aconselha-se um que seja à prova de água, para evitar que a maquilhagem fique borrada.

PASSO 3
MAÇÃS DO ROSTO – Sorri de lábios fechados, de forma a realçar as maçãs do rosto, e aplica, então, o blush.

PASSO 4
LÁBIOS
– Aplica um batom gloss. Se quiseres podes usar um lápis, mas atenção que nunca deve ser mais escuro que o batom. Caso uses lápis, como aconteceu nesta sessão de maquilhagem, para finalizares basta usares um pincel que permite misturar o gloss com o lápis, de forma a não se notar contraste.



De quem é esta cara?
A nossa modelo chama-se Susana Barata, tem 16 anos, estuda na Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra), e há já três anos que faz trabalhos como modelo, em particular na passerelle. Além de adorar desfilar, quis fazer uma sessão de moda com a equipa da FORUM ESTUDANTE e foi com entusiasmo que aceitou o desafio de ser maquilhada para este suplemento especial.