Ao chegar ao espaço do Politécnico de Portalegre na Futurália, passamos por uma porta aberta, que quer ilustrar aquela que é uma das características do Alentejo, que é "o bem-receber", começa por explicar-nos a Pró-Presidente para a Comunicação e Imagem Institucional do Instituto Politécnico de Portelegre, Vera Barradas. "Somos uma instituição de ensino superior muito caracterizada pela proximidade com os nossos alunos e por termos uma porta sempre aberta para eles", continua a Pró-Presidente.
"O Politécnico de Portalegre tem crescido muito nos últimos anos, em termos de estudantes que nos procuram e daquilo que é a nossa reputação institucional", adianta Vera Barradas à Forum. E o caminho, conclui, é feito "junto com os alunos" e "ninguém melhor do que eles para mostrar um pouco daquilo que é o Politécnico de Portalegre e o que significa viver esta experiência para a vida".
Foi com os estudantes que estivemos à conversa de seguida. Primeiro, falámos com a estudante de Educação Básica e Presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre, Catarina Teixeira. A aluna veio à Futurália mostrar a facilidade de integração que existe na instituição. "Como somos uma cidade do interior, torna-se muito mais fácil a integração e a amizade entre todos e a proximidade que temos tanto com os nossos professores como com os funcionários do Politécnico", explica-nos sorridente.
A estudante de Jornalismo e Comunicação, Laura Miranda, diz que "está sempre a apelar para o Politécnico de Portalegre porque é mesmo muito bom". À Forum, a aluna destacou a componente prática do seu curso e partilhou que "está sempre a tentar chamar alunos para o seu curso".