O Politécnico de Coimbra, como de costume, marcou presença na Futurália para demonstrar a oferta formativa. O foco nestes dias de feira esteve mais direcionado para os CTeSP e as Licenciaturas.
Jéssica Lopes, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem do Politécnico de Coimbra, referiu que o interesse dos estudantes no Politécnico tem sido enorme. “O dia de ontem correu extremamente bem, acredito que os próximos dias vão correr da mesma forma”, acrescenta.
Muitos estudantes procuram informações relacionadas com os CTeSP, porque proporcionam uma ligação mais próxima e imediata ao mercado de trabalho logo após o ensino secundário: “estes cursos têm um estágio incluído no segundo ano, por isso conseguem ter uma vertente profissional bastante forte", afirma Jéssica.
Estudar em Coimbra, de acordo com Jéssica Lopes, tem inúmeras vantagens. “É estudar na cidade dos estudantes, que é também a cidade do conhecimento, e com toda a vivência que a ela está associada. Portanto, por si só, é uma vantagem”, declara. “Estudar no Politécnico de Coimbra é uma vantagem ainda maior porque temos um ensino muito prático. Sempre que escolhem o Politécnico de Coimbra, têm a certeza de que vão ter uma ligação ao mercado de trabalho bastante próxima, quer através de docentes com muita experiência empresarial quer através de estágios em empresas. Esta experiência está positivamente associada às elevadas taxas de empregabilidade dos diferentes cursos lecionados nas nossas Escolas”, conta-nos.
"Preocupamo-nos em que os estudantes tenham outro tipo de atividades"
Além da ligação muito próxima com os professores que o Politécnico oferece, há uma grande preocupação para que os estudantes cresçam enquanto pessoas. “Para além do curso, preocupamo-nos em que os estudantes tenham outro tipo de atividades e que consigam vivenciar outro tipo de experiências, que pratiquem desporto, que se desenvolvam em atividades culturais, que façam investigação, que desenvolvam projetos de inovação e de empreendedorismo”. O Politécnico tem até uma unidade preparada para dar apoio a ideias de negócios - o INOPOL Academia de Empreendedorismo -, e durante o curso os estudantes têm a possibilidade de desenvolver um projeto ou projetar uma empresa com todo o suporte necessário que uma incubadora de empresas oferece.
O feedback da presença na Futurália tem sido bastante positivo até agora. “Encontramos pessoas que nos conhecem porque descobriram o nosso portal ou as nossas redes sociais ou já se encontraram connosco noutras iniciativas”, revela Jéssica. Outras simplesmente “quiseram conhecer melhor a mística de estudar em Coimbra. Estudar em Coimbra é uma experiência única e temos todo o gosto em explicar as vantagens de estudar no Politécnico de Coimbra”, finaliza.
Para saberes mais sobre o Politécnico clica aqui.