Sobreviver num mundo virtual, evitando contrair ou expor outros jogadores ao vírus. A premissa do videojogo Covida aproxima-se da realidade que o mundo vive, neste momento, tal como algumas das ações que o título inclui: o jogador tem de satisfazer necessidades básicas, sair de casa para ir ao supermercado ou praticar distanciamento social.

As semelhanças entre os mundos real e virtual não são coincidência. Em declarações ao site do IST, um dos criadores do jogo, Diogo Rato, explica que, ainda que parte do objetivo do jogo seja a prevenção do contágio do vírus, "à semelhança da realidade, a sua propagação é inevitável”. Por essa razão, o jogador é obrigado a manter o distanciamento social como forma de evitar a disseminação da doença. 

 

covidaprtsrc
Créditos de imagens: tecnico.ulisboa.pt


A dinâmica do jogo é
multiplayer e o jogador deverá aguardar que outros utilizadores se juntem ao seu jogo, antes de começar. Desta forma, acrescenta o estudante do IST, é possível "aproximar, virtualmente, as pessoas em torno desta temática", enquanto se comunicam e aprendam as práticas recomendadas.

A autoria do jogo "Covida" é de um clube de estudantes do IST, o "Game Dev Técnico". "A mensagem que queremos passar é que cada um de nós pode contribuir para evitar a propagação do vírus", explicam os autores, no site do videojogo. Desta forma, acrescentam, este jogo procura "criar oportunidades para que cada jogador possa explorar e aprender as práticas recomendadas", com o objetivo de que sejam implementadas no dia a dia.

 

O "Game Dev Técnico" é um clube de estudante formado no início deste ano, com o objetivo de desenvolver jogos "em regime extracurricular", sendo formado por alunos de vários cursos e anos letivos. "Covida" é o segundo projeto do clube.

Podes experimentar o jogo Covida aqui: www.covida.pt