A notícia abalou a indústria de gaming em maio de 2022. Após uma parceria que já durava há três décadas, a Electronic Arts (EA) e a FIFA iam terminar a sua relação. Os fãs da franquia que já passou a ser sinónimo de uma nova época futebolística não chegaram a ter motivos para ficar assustados, contudo. Depois da entrega do FIFA 23, o diretor geral da EA Sports, Cam Weber, prometeu “reinvestir significativamente” no simulador de futebol.
Antes de passar para as novidades sobre o jogo propriamente dito, é importante perceber o porquê de tal ter acontecido. Primeiro, houve uma extensão de um ano do acordo, que permitiu que o FIFA 23 ainda fosse lançado com o nome da associação desportiva. E depois? O que levou a que uma das relações mais duradouras no mundo dos videojogos terminasse com estrondo?
O preço do sucesso
A relação entre a EA e a FIFA baseava-se numa cedência de direitos de uso do nome e imagem das competições oficiais da associação de futebol. Eventos como o Campeonato do Mundo da FIFA (o masculino e, mais tarde, o feminino) apareciam licenciados, com os direitos de imagens das seleções e, em alguns casos, dos estádios, totalmente disponíveis.
O franchise em si é o mais bem-sucedido no que toca a jogos desportivos. Ao longo de toda a ligação entre as entidades foram vendidas mais de 325 milhões de unidades, o que levou a que a FIFA pedisse um aumento do valor que a EA pagava pelo uso da sua propriedade intelectual. Eram pedidos 300 milhões de euros, em vez dos atuais 150. Como não houve entendimento quanto ao valor a ser pago, ambas as partes acharam por bem terminar o contrato que as unia.
Do lado da FIFA, Gianni Infantino prometeu procurar uma nova empresa de videojogos que produzisse os jogos sob o nome da associação e que “os novos jogos FIFA 25, 26, 27”, seriam concorrentes diretos da EA Sports e “o melhor jogo eletrónico, para qualquer rapaz ou rapariga”.
Apesar do “divórcio”, a Eletronic Arts conseguiu manter as licenças de mais de 19 mil jogadores, 700 equipas, 100 estádios e 30 ligas. Esta manutenção também traz consigo as suas novidades, nomeadamente no que toca ao futebol feminino que começa a ser cada vez mais aposta, havendo agora a inclusão das ligas femininas espanhola e germânicas. A manutenção das ligas coincidiu também com demonstrações de confiança por parte dos parceiros que têm visto as suas licenças representadas no jogo.
Join The Club
— EA SPORTS FC (@EASPORTSFC) May 10, 2022
Learn more July 2023#EASPORTSFC
More details: https://t.co/3fi6YPOH2G pic.twitter.com/75FLzjOapN
O que esperar do EA Sports FC 24?
Uma das exigências dos fãs é o aumento do realismo e o software Hypermotion V promete trazer isso. Com o recurso a câmaras colocadas nos estádios, o jogo dá-nos acesso a movimentos mais realistas que nunca. Imagina marcar um golo como Erling Haaland, bater um penálti como Mo Salah, ou correr pelo flanco como Kylian Mbappé.
Outra novidade são os Estilos de Jogo. No jogo existem 34 Estilos de Jogo diferentes, cada qual adaptado a um jogador e às suas características. Cortes mais realistas, cruzamentos eficazes, dribles bem-sucedidos e remates estrondosos. Estas são algumas das características que podes ter em mãos, se tiveres a sorte de ter no plantel um craque com estas capacidades. Ou, quem sabe, até podes apanhar um craque com uma combinação de estilos distinta que faça a diferença na tua equipa.
No modo online também há novidades. O Ultimate Team regressa com a possibilidade de desenvolver os teus jogadores consoante objetivos cumpridos e fazeres uma equipa com os teus ídolos, tanto masculinos ou femininos, do presente ou passado da história do futebol.
Da Bola de Ouro a Fabrizio Romano
Uma das licenças que é novidade neste jogo é o Ballon D’Or. Sim, a Bola de Ouro, lendário prémio atribuído pela revista France Football ao melhor jogador do mundo está presente no jogo e agora podes levar qualquer jogador (incluindo um de tua criação) à glória. O jornalista Fabrizio Romano, insider de transferências, também vai aparecer no jogo, portanto não te assustes se vires um “Here we go” a aparecer no teu feed de notícias. Pode ou não ser sobre a tua futura transferência.
Ouve o rugido do público, os cânticos das claques e leva o teu clube à glória. O jogo ficou disponível, física e digitalmente, em todo o mundo, dia 29 de setembro. Estás pronto?