“Vou partir para uma aventura” é a frase dita por Bilbo Baggins no livro The Hobbit, quando sai pela primeira vez do Shire – o local onde os hobbits habitam e o qual raramente abandonam. Em Tales of The Shire: a Lord of the Rings Game, o desafio proposto aos jogadores é a negação desta premissa: não abandonar a pacata região e ajudar a desenvolver a vila rural.
Talvez seja melhor começar por explicar o que e quem são os hobbits, não é verdade? No universo de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, os hobbits, ou halflings, são uma raça mortal que habita a Terra Média com outros seres como os Ainur, os homens, os anões, os elfos, entre muitas outras criaturas mágicas e não-mágicas.
Os hobbits são descritos como criaturas de baixa estatura, que vivem descalças, normalmente em habitações subterrâneas com janelas visíveis nos montes e que têm uma esperança de média de vida de 100 anos.
A pacata vida de um hobbit
Quando te falamos de Tales of The Shire, falamos-te de um life sim, ou simulador de vida acolhedor, no qual tu podes explorar diversos aspetos do dia-a-dia pacato na vida de um hobbit. De acordo com a página do jogo na plataforma Steam, os jogadores vão poder criar o seu próprio hobbit e o seu buraco de hobbit (o nome dado às suas residências subterrâneas), pescar, cozinhar, fazer jardinagem, cozinhar e conviver com outras famílias de hobbits (incluindo algumas famílias já conhecidas da saga).
Produzido pelo estúdio neozelandês Weta Workshop, esperava-se inicialmente que o jogo fosse lançado no último trimestre de 2024. Contudo, em setembro desse ano, através da rede social X, o estúdio veio comunicar que queria que “quando um hobbit entrasse em Bywater pela primeira vez, que esse momento fosse tudo o que estava à espera”. Para tal, continuou o comunicado, e para “assegurar a visão do estúdio”, Tales of The Shire seria lançado em 2025.
O universo de O Senhor dos Anéis
Tales of the Shire tem por base o universo criado pelo autor britânico J. R. R. Tolkien, primeiro com o livro The Hobbit e depois com a trilogia do O Senhor dos Anéis (publicada em três volumes A Irmandade do Anel, As Duas Torres e O Regresso do Rei). Estas obras vieram a receber a sua adaptação para o grande ecrã, através de trilogias realizadas pelo realizador neozelandês Peter Jackson.
O sucesso do franchise também passou para o streaming, com a adaptação dos vastos apêndices da trilogia na série Rings of Power da Amazon Prime. A série bateu recordes de visualização nos seus primeiros dias e foi bem-recebida pelos críticos, mas alguns fãs revelaram preocupação com a precisão da adaptação da história aos materiais de Tolkien.
No mundo dos jogos, têm existido adaptações desde os anos 80, já tendo O Senhor dos Anéis passado por plataformas como a ZX Spectrum, PC, Playstation, Xbox, entre outras. Desde estratégia a Role-Playing Games (RPG’s) e a jogos de ação/aventura como os recentes Shadow of Mordor ou Shadow of War, Tales of the Shire dá continuidade ao vasto mundo de O Senhor dos Anéis.
O que esperar do jogo?
Pode-se dizer que as expetativas para o lançamento deste life sim estão elevadas, depois de alguns dos últimos lançamentos do franchise de Senhor dos Anéis como os jogos Gollum e Return to Moria e a longa-metragem de animação Lord of the Rings: War of the Rohirrim não terem correspondido áquilo que os fãs esperavam.
Um dos campos onde Tales of the Shire se destaca é na arte distinta do jogo, que “se afasta da imagem mais séria e escura dos jogos que se passam na Terra Média”, explica o site online Gamesrant. “Tales of the Shire adota uma abordagem confortável de life sim, recorrendo a uma arte mais próxima do cartoon”, continua a publicação.
No que toca à jogabilidade, o foco da promoção tem estado naquilo que os jogadores podem fazer quando estiverem no Shire e na pequena vila de Bywater. Outro dos focos do jogo vão ser as relações que poderás criar durante o mesmo, o que levou o site PCGames a comparar o jogo neste aspeto com o famoso Animal Crossing, sendo cozinhar para os teus amigos uma das formas como tu lhes podes conquistar o coração.
O lançamento de Tales of the Shire está marcado para 29 de julho, para plataformas como PC, Xbox, Playstation 5, Nintendo Switch, entre outras.