A Lisboa Games Week (LGW) é o maior evento de videojogos em Portugal e proporcionou a oportunidade para celebrar as comunidades Gaming, Esports e Pop Culture. Durante os quatro dias, várias foram as novidades, com os lançamentos da indústria em destaque. O evento tem como principal objetivo mostrar os novos títulos e dispositivos de gaming.
Ao longo dos diferentes dias, foi possível encontrar um público muito variado nas faixas etárias, mas que se unia na motivação: o gosto pelos videojogos. Durante os dois primeiros dias, o espaço encheu-se de estudantes de várias partes do país, que, no âmbito de visitas de estudo, passaram o dia a conhecer mais e melhor a indústria. Para eles havia espaços dedicados, assim como para as famílias que se notavam sobretudo ao fim de semana.
A educação aliada ao entretenimento na LGW
Uma das principais apostas da LGW 2022 foi o Serviço Educativo. Ali havia espaços pedagógicos, de formação e de conhecimento, com uma elevada procura por parte das escolas. Além de salas de trabalho, havia também vários espaços de conhecimento dentro do local de exposição.
“Sempre quis vir a um evento deste tipo, é a primeira vez e estou a gostar muito. Acho muito interessante a variedade de jogos e de experiências que oferecem”, partilha o estudante Guilherme Mateus. O aluno da Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco, veio ao evento em visita de estudo e mostra-se entusiasmado com a oportunidade. A visita de estudo insere-se no âmbito da disciplina de aplicações informáticas e Guilherme, que está na área dos jogos, contou que “o melhor é a experiência em si, o ambiente muito divertido e moderno". "Espero no futuro voltar cá”, reforça.
Proveniente de uma área de estudo diferente, no caso o curso profissional de informática, Tiago Santos, também estudante de Alcains, conta à FORUM como está a ser o seu dia no evento. “Já fizemos algumas coisas, como jogos de realidade virtual, carros, já jogámos um bocadinho de Brawl e CS. Já fomos andar por aí, a ver as lojas, prémios e famosos, como o César Costa”, explica.
Para Tiago, os famosos são o ponto que lhe mais capta a atenção, com a possibilidade de encontrar uma pessoa que segue digitalmente. “Ter a experiência de falar com ele, conhecê-lo um bocadinho mais. Pessoalmente, é completamente diferente”, explica. Os estudantes assistiram ainda a uma palestra de programação em 3D, “que vai ser útil para a nossa PAP, e para o futuro, para quando começar a trabalhar”.
O Cosplay este em destaque
Daniela Calfa tem 19 anos e, de quinta-feira a domingo, durante todo o dia, passeou pelo pavilhão da FIL por “amor ao cosplay”. “O que me trouxe à Lisboa Games Week foi o cosplay", explica à FORUM: "adoro fazer cosplay das personagens de que gosto e que acho atraentes”.
Daniela veio sozinha à LGW, mas esteve sempre acompanha por todos aqueles que a procuravam para tirar fotografias, o que acontecia constantemente. “As pessoas procuram-me muito para tirar fotografias, a cada passo, e issp é fixe, estão a reconhecer o meu trabalho”, conta.
Apesar de ir sozinha, o cosplay uniu-a a Inês Silva, estudante também de 19 anos que se deslocou à FIL movida pelo mesmo amor. Inês está pela primeira vez na Lisboa Games Week e diz que irá aproveitar para conhecer alguns jogos novos que disseram que iam estrear aqui durante o evento, mas também para estar com os amigos. “Isto é que é bom. Dentro da comunidade, vamo-nos vendo, encontrando e fazendo amizades”, realça a estudante.
Embaixadores FORUM na LGW
No espaço da FORUM na Lisboa Games Week, durante todos os dias da LGW, é possível encontrar vários Embaixadores Forum. Estes alunos do ensino secundário ou profissional tiveram a oportunidade de viver o evento e conhecer muitos outros estudantes.
Mariana Santos foi uma das Embaixadoras Forum a participar, tendo-se deslocado de Porto de Mós para Lisboa durante dois dias para estar no evento. “São sempre experiências novas que acabam por ser boas, para desenvolvermos algumas capacidades", conta à FORUM. "Mesmo falar com desconhecidos é sempre engraçado, porque acabas por conhecer muitas pessoas novas, que de outra forma não ias conhecer e ter novas experiências”, acrescenta.
A LGW foi ainda uma oportunidade para alguns dos embaixadores e embaixadoras se conhecerem e ficarem imediatamente amigos. “A FORUM, até agora, deu-me sobretudo amizades", conta, antes de concluir: "Participei na Academia Politécnico LX e ainda hoje falo com a maior parte das pessoas, combinamos coisas para estarmos juntos e é muito engraçado”.