É a 5 de junho de 2025 que os gamers vão poder colocar as mãos na Nintendo Switch 2, a nova versão da consola da empresa japonesa de videojogos Nintendo. A Switch 2 já se encontra em desenvolvimento desde 2019 e vai tentar replicar o sucesso da sua antecessora, que até dezembro de 2024 já tinha vendido cerca de 150 milhões de unidades, sendo a consola mais vendida da história da Nintendo e a terceira mais vendida da história, atrás da PlayStation 2 e da Nintendo DS.

Na altura do seu lançamento, em 2017, a Nintendo Switch bateu recordes de vendas (ver caixa) e representou uma mudança no mundo dos videojogos. A consola foi lançada como uma consola híbrida, podendo ser portátil ou então ser ligada à televisão através de uma base. O dispositivo inclui também dois comandos wireless – os Joy-Con – que podem ser usados de forma individual ou então conectados à consola quando esta se encontra no modo portátil.

 

 

Conhece a Switch 2

E que novidades traz agora a Switch 2? Para começar, a nova consola conta com um ecrã de tamanho superior ao da sua antecessora: 7.9 polegadas, mais 1.7 do que na Switch. De acordo com a apresentação, o ecrã é agora tátil, suportando tecnologias como HDR e executando os jogos até 120 frames por segundo (fps) e em resoluções até 4K quando ligada à base. A capacidade de armazenamento também vai ser superior. A nova consola tem um armazenamento de 256 Gigabytes (GB), oito vezes mais do que a Nintendo Switch original.

Nos controlos, a consola também traz novidades. Além de vir com um novo botão incorporado, os novos Joy-Con2 podem funcionar como um rato ótico. Esta novidade vai permitir uma maior interatividade nos títulos que ficarem disponíveis para a Switch 2. Os comandos agora também se ligam de forma magnética à consola, havendo um botão de libertação no comando de maneira a facilitar a separação. 

 


Switch vendeu mais em 10 meses que a Wii U em 5 anos 

 Em 2017, a Switch foi um sucesso de vendas, em comparação com a sua antecessora, a Wii U, que vendeu 13.56 milhões de unidades entre 2012 e 2017 e foi, segundo a BBC, “um falhanço comercial”. Já a Switch, num período de apenas 10 meses depois do lançamento, contabilizou 14.86 milhões de vendas.


 

Caso gostes de uma experiência online, o Gamechat vai estar ao teu serviço. Este será um sistema que vai permitir aos jogadores comunicar entre si através de um microfone que está incorporado na consola. A nova funcionalidade também dá a oportunidade aos jogadores de partilhar os seus ecrãs de jogo durante essas sessões.

Graças a estas características, a consola mantém a adaptabilidade que a caracterizou quando foi lançada. O conceito continua a ser oferecer várias possibilidades – podes levar a consola contigo e jogar onde quiseres, abrir o suporte na parte de trás da consola e jogar com ela apoiada, ou então utilizar a base e aproveitar os jogos na tua televisão. Uma ideia corporizada no seu slogan: “Todos juntos, em todo lado, ao mesmo tempo”.

E os jogos?

Começamos por tranquilizar-te: a Switch 2 vai ser compatível, tanto física como digitalmente, com a maioria dos jogos da Switch. Alguns jogos não serão compatíveis devido a mudanças de hardware e os novos controlos Joy-Con 2.

Existem já dois títulos anunciados e que envolvem personagens que fazem parte da história da Nintendo: Super Mario e Donkey Kong. O jogo Mario Kart World vai ter um lançamento em simultâneo com a Nintendo Switch 2 e, a 17 de julho, chegará às lojas o novo capítulo Donkey Kong Bonanza, exclusivo para a nova consola.

O jogo Pokémon Legends Z-A também ficará disponível no final de 2025. Outros títulos vão receber edições especiais, como por exemplo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom ou Super Mario Party Jamboree.