O universo Star Wars parece ideal para a adaptação a videojogos, graças à sua exploração espacial repleta de ação e combates de sabres de luz. De tal forma, que a história do gaming foi construída em conjunto com a saga, desde o lançamento do título The Empire Strikes Back, em 1982. Desde então, mais de 100 jogos já foram lançados, sempre com variados graus de sucesso.  

Uma das adições mais recentes a esta lista chegou em 2019, com o lançamento de Star Wars Jedi: Fallen Order. O jogo teve uma boa receção, sendo destacada a forma como incorpora, de forma eficaz, elementos bem-sucedidos de vários tipos de jogos. Para além de uma mecânica de combate soulslike, o título publicado pela Eletronic Arts (EA) integra uma árvore de habilidades, ao estilo RPG, e a exploração linear ao estilo de Uncharted ou The Last of Us

 

 

Fallen Order acabou por ser um sucesso comercial. Até junho de 2021, o título já tinha vendido mais de 20 milhões de cópias. Foi sem surpresa que, no início de 2022, a EA anunciou oficialmente o desenvolvimento de uma sequela intitulada Star Wars Jedi: Survivor. O desenvolvimento do jogo, tal como no título original, ficou a cargo do estúdio Respawn Entertainment. 

O resultado deste trabalho é agora lançado, para PS5, Xbox Series X e PC, no dia 28 de abril. A sequela de Fallen Order dá continuidade à história do protagonista Cal Kestis. O enredo começa cinco anos depois do jogo original e acompanha este jedi no seu combate contra o império galáctico. “O jogo acompanha a luta cada vez mais desesperada de Cal, à medida que a galáxia se afunda na escuridão”, pode ler-se no site oficial.   

 
Novidades anunciadas 

Durante Fallen Order, é possível controlar Cal Kestis enquanto padawan ou aprendiz. Cinco anos passados, o protagonista é agora um poderoso cavaleiro jedi. A evolução de Cal Kestis – sempre acompanhado pelo seu fiel droid BD-1 – é um dos pontos mais aguardados nesta sequela.  

“[Durante o primeiro jogo], os jogadores puderam acompanhar a forma como o Cal cresceu de um aprendiz inacabado até um jedi, experienciando cada passo”, explica, em entrevista, o diretor de Fallen Order, Stig Asmussen. “Penso que houve ligação entre o jogador e a personagem”, reforça, sendo que sequela deverá “focar a forma como Cal e a tripulação vão evoluir e crescer”.  

 


«Até junho de 2021, Star Wars Jedi: Fallen Order já tinha vendido mais de 20 milhões de cópias. No início de 2022, a EA anunciou oficialmente o desenvolvimento de uma sequela»

 

Em termos de mecânicas, o Stig Asmussen já revelou que o combate ao estilo de RPG de ação será aprofundado “de forma a criar um combate jedi mais dinâmico”, apresentando novas habilidades e estilos de luta. A possibilidade de “congelar” fogo de artilharia, ao estilo de Kylo Ren em O Despertar da Força, será uma das novidades introduzidas. Por outro lado, já foi também confirmada a adição de novos planetas. Recorde-se que Fallen Order oferece aos jogadores a possibilidade explorar planetas icónicos da saga Star Wars como Dathomir ou Kshyyyk. 

O facto do enredo do novo título acontecer cinco anos após o jogo original faz com que a história se passe aproximadamente durante o período temporal da série Obi-Wan, lançada pela Disney em 2022. Este elemento, juntamente com o facto de existirem algumas personagens partilhadas entre as duas obras, tem levado a alguma especulação sobre o cruzamento das duas histórias em Survivor.

O próprio ator que veste a pele de Obi-Wan Kenobi na série televisiva, Ewan McGregor, já deu a entender que essa ligação pode acontecer, durante uma entrevista. Star Wars é hoje mais do que os filmes – inclui séries de televisão, videojogos, romances e banda desenhada”, destacou, McGregor, antes de acrescentar: “Penso que todas as narrativas têm de coincidir”.