Aviso: Devido aos temas sérios e violência envolvidos em
Twelve Minutes, o jogo é classificado como sendo indicado para maiores de 18 anos.

Um apartamento, um relógio, um crime antigo e 12 minutos para resolver um mistério antes que tudo comece do zero. É esta a mecânica principal de Twelve Minutes o videojogo desenvolvido pelo português Luís António que explora conceitos como narrativas não-lineares e de experiência interativa, ao oferecer rumos diferenciados ao jogador, de acordo com as suas ações. 

Através deste sistema de time loops [ciclos de tempo], o jogador continuará a obter diferentes informações, de forma a conseguir descobrir encaixar as peças deste puzzle narrativo. O jogo não diz o que se deve fazer. Tudo que aprendes, o personagem vai aprender”, explicou ao jornal Público Luís António, acrescentando que “o enredo joga com as expectativas e com o que [o jogador] considera correto ou errado, de acordo com os seus valores”.

 

 

Depois de passagens por alguns dos maiores estúdios de videojogos do mundo – como a Rockstar e a Ubisoft – Luís António apostou na produção independente deste título. “Era suposto ser um jogo curto, que eu desenvolveria sozinho”, conta o criador, no vídeo de behind the scenes do jogo, explicando que, ao final de um ano de trabalho, percebeu que “se levasse o esforço um pouco mais longe, o resultado seria realmente interessante”.

O jogo tem captado atenção internacional, não só devido aos seus elementos inovadores, mas também pela participação de atores consagrados, uma vez que Daisy Ridley, James McAvoy e William Dafoe dão voz aos personagens do jogo. “Ter escolhas reais à disposição, sabendo que cada decisão vai influenciar a direção do enredo, faz com que o caminho tomado dependa muito das características pessoas de cada jogador”, conta Daisy Ridley, num vídeo de promoção do título.

 

 

Ao longo das últimas semanas, o jogo foi ganhando fãs pelo mundo. Um deles foi mesmo o criador e diretor da série Metal Gear, o japonês Hideo Kojima, que partilhou no Twitter ter “perdido a noção do tempo” e jogado quatro horas seguidas, antes de acrescentar: “De alguma maneira, dá-me vontade de criar mais um jogo de aventura”.