Foi no dia 17 de junho que a equipa formada por Sharad Poudel, Catarina Lameiras e Daniel Bandeiras teve oportunidade de participar na primeira edição do "GameDev Student Showcase": a 1ª mostra de jogos criados por estudantes universitários. No edifício do IADE, em Lisboa, reuniram-se cerca de 50 jogos produzidos em âmbito escolar, oriundos de todo o País. Para Sharad Poudel, o evento tem especial importância: "Todos os anos, muitos alunos fazem jogos que acabam apenas por ser entregues na escola ou partilhados com os amigos mais próximos. Aqui, houve a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido e de partilhar experiências com outros estudantes". 

A experiência, descreve Sharad, "foi bastante boa", uma vez que "muitas pessoas puderam experimentar o jogo, oferecendo um bom feedback". "Houve muitas pessoas que jogaram e posso dizer que se ligaram ativamente ao jogo. Sendo um jogo multiplayer, tiveram vontade de passar algum tempo para ganhar aos colegas. Foi importante, para nós, perceber que o game design é cativante".

Jogo Baixo Carbono: Um videojogo para tornar o Mundo um lugar melhor

Durante a GameDev Student Showcase,  os visitantes puderam experimentar "Jogo Baixo Carbono"

Para além das opiniões oferecidas por quem joga, destaque ainda para a reação dos visitantes ao tema do jogo desenvolvido por este conjunto de estudantes. "Jogo Baixo Carbono" serve como entretenimento mas não só. "As pessoas gostaram também do tema: não é um tema normalmente visto na área da indústria", descreve Sharad Poudel, explicando: "É entretenimento mas, ao mesmo tempo, ensina os valores da sustentabilidade".

Um jogo, uma meta

"Jogo Baixo Carbono" foi criado no âmbito da licenciatura Jogos Digitais e Multimédia ESTG do Politécnico de Leiria, na cadeira de "Projeto 3D". Durante o seu desenvolvimento, os estudantes Sharad Poudel, Catarina Lameiras e Daniel Bandeiras criaram mesmo um estúdio de desenvolvimento de videojogos "teórico": o Windmill Studios. O objetivo é poder passar pelas várias tarefas e processos envolvidos no Game Dev (game development), explica o animador Forum Estudante: "Estamos em âmbito escolar e assim podemos perceber como funciona o mundo real, pensar em outros temas como marketing e na divisão de tarefas". 

Experimenta o "Jogo Baixo Carbono", cllicando na janela em baixo. Para fazer download e obter todas as instruções de instalação, podes também seguir este link: https://taminialvarez.itch.io/windmillstudios

 

O jogo pode ser jogado por 2 a 4 jogadores, com o objetivo de "reduzir o carbono". Cada jogador começa com cinco unidades de carbono e terá de baixar esse número, realizando diversos minijogos de sensibilização e outras dinâmicas. Quem chegar primeiro ao zero ou ficar com menos unidades que os outros jogadores vence o jogo.  Há também um mapa a percorrer e, destaca Sharad Poudel, uma meta que se encontra presente no slogan do videojogo: "Join The Race to Make the World a Better Place" [Junta-te à corrida para para tornar o Mundo um lugar melhor". 

A estreia do trailer oficial do videojogo está agendada para hoje, pelas 15h00. Podes acompanhar este momento, através do Youtube: