Os jovens chegaram a Portalegre de manhã, ansiosos pelo início da 'Portalegre Green Academy', uma semana sobre sustentabilidade. A curiosidade era notável, tal como o desejo de conhecer novas pessoas e fazer novas atividades.

As boas vindas foram dadas logo antes do almoço e iniciadas por Gonçalo Gil, coordenador da academia e diretor geral da FORUM Estudante. Depois de serem selecionados por equipas, foram relembrados das regras da Green Academy. Na mesma sessão, Diogo Aragonez e Carla Serra, ambos do gabinete de comunicação e imagem do Politécnico de Portalegre, fizeram uma apresentação dos vários cursos do instituto, por departamento, realçando as várias vantagens deste politécnico em específico, tais como a proximidade entre os alunos, tanto entre si como com os professores e com o mercado de trabalho.

goncalocompressed


Os jovens fizeram uma breve visita ao laboratório de design e à biblioteca, mas a atividade que se seguiu ocorreu ‘Biobip Energia’, onde foram recebidos por duas investigadoras: Roberta e Ana Carolina. É neste local que se dá a tentativa de “arranjar soluções para alguns problemas, como os resíduos, que podem ser efluentes ou até resíduos sólidos”, referiu Roberta. É também na ‘Biobip Energia’ que se fazem testes "para ver se é viável ou não para as empresas apostar nestas soluções dos resíduos que, à partida, iriam para o lixo mas que podem ser reaproveitados para fazer energia".

Da ‘Biobip Energia’ os participantes seguiram para a ‘BioBip In’, uma incubadora de empresas. O objetivo desta incubadora é “ajudar a desenvolver o projeto inicial nas empresas, ou seja, dar um pequeno ‘arranque’ para que possam começar”, conta-nos Liliana Pego, técnica superior no gabinete de empreendedorismo e emprego.

Para que ganhem alguns fundamentos ligados à bioenergia e ao empreendedorismo, a ‘Bio In’ desenvolveu um 'jogo do galo' relacionado com o tema. “Teremos a oportunidade de jogar o jogo do galo baseado em várias perguntas. O maior objetivo é percebam que podem investir no seu próprio trabalho, na sua empresa, independentemente da área que escolherem”, afirmou Liliana Pego.

Peddy-paper “pela vista linda que Portalegre nos proporciona”

O dia terminou com um peddy-paper por Portalegre. O objetivo é que os participantes da ‘Green Academy’ ficassem a conhecer a cidade. “Começámos pela ESECS, passámos por um dos nossos monumentos mais emblemáticos, a sede de Portalegre, vimos o museu das tapeçarias e outros pontos incontornáveis”, acrescentou Diogo Aragonez. Em suma, os nossos participantes passaram pelo politécnico, por património e “pela vista linda que Portalegre nos proporciona”.

No segundo dia os participantes da ‘Green Academy’ os jovens vão deslocar-se a Elvas para uma atividade equestre, visitarão o museu militar, conhecerão o museu da fotografia e terão várias outras atividades relacionadas com o tema da academia: a sustentabilidade.