Numa segunda-feira soalheira, jovens de diversos pontos do país partiram rumo à cidade de Portalegre para mais uma edição da Green Academy. Esta academia de verão da FORUM , feita em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, pretende que os jovens entrem em contacto com a oferta formativa da instituição e com os temas da sustentabilidade e preservação.

A chegada a Portalegre deu-se por volta da hora de almoço e durante a mesma já se pôde ver os nossos participantes a interagir muito uns com os outros, prontos para mais uma semana onde vão aprender mais sobre esta cidade do Alto Alentejo, criar ligações duradouras e memórias inesquecíveis.

Depois de almoço e para os jovens ficarem familiarizados com os temas desta academia, foi realizada uma dinâmica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) e sobre a sua importância numa instituição como o Politécnico de Portalegre, que promove estes objetivos e tem as suas atividades de ensino e formação alinhadas com estes objetivos.

Concluída esta pequena dinâmica, era altura de dar a conhecer o Politécnico de Portalegre e a sua oferta formativa aos participantes da Green Academy. A cargo da sessão de boas-vindas e da apresentação estiveram a Pró-Presidente para a Comunicação e Imagem Institucional, Vera Barradas e da equipa de Marketing, Comunicação e Divulgação do Politécnico de Portalegre, Diogo Aragonez.

 

WhatsApp Image 2024 07 08 at 23.58.44 1

 

Conhecer o Politécnico de Portalegre

Durante a apresentação, os participantes puderam ficar a conhecer os diferentes cursos de licenciatura, mestrado, técnicos superiores profissionais e pós graduações existentes nas quatro escolas do Instituto Politécnico de Portalegre: a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); a Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD); a Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE); e a Escola Superior de Saúde (ESS). O Politécnico de Portalegre é uma instituição que acolhe, neste momento, cerca de 3 mil alunos e tem nas suas instalações incubadoras de base tecnológica, como a BioBIP e outros centros de investigação.

“A proximidade, o bem-estar e a sustentabilidade, são valores do Politécnico de Portalegre”, começou por dizer a Pró-Presidente, Vera Barradas. “Todas as atividades deste programa estão alinhadas para, por um lado dar a conhecer a oferta formativa, mas principalmente para que se viva a experiência do Politécnico de forma autêntica e verdadeira”, completou.

Esta academia pretende dar a conhecer aos participantes formas de vida mais sustentáveis e fazê-lo de forma natural. “Esperamos que os jovens no final destes cinco dias levem Portalegre, o Alentejo, a diferença e a noção de que o ensino de qualidade e de excelência também está no interior do país”, concluiu Vera Barradas.

 

WhatsApp Image 2024 07 08 at 23.59.28

 

Inovação feita na casa

Terminada a apresentação do Politécnico de Portalegre, da qual os nossos participantes saíram com um brinde sustentável (uma garrafa reutilizável), seguimos para a BioBIP (BioEnergy and Business Incubator of Portalegre), onde se explorou a incubadora onde muitas empresas se encontram a dar os primeiros passos. Foi possível também passar pelo o laboratório de Bioenergia da BioBIP, com a companhia do técnico superior Luís Calado, que nos mostrou mais sobre o processo de produção de energia com recurso à biomassa e a gases renováveis e também fez experiências com hidrogénio que prenderam a atenção de todos.

Já conhecíamos a inovação que domina o Alentejo e agora chegava a altura de fazer parte dela. Numa das salas da incubadora, os 50 participantes da Green Academy reuniram-se por diferentes mesas e tentaram criar um projeto que tivesse em mente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde consultoria sustentável, a ideias que abarcavam a economia circular e a alimentação saudável, estes futuros estudantes mostraram-se atentos com as propostas que foram apresentadas.

 

WhatsApp Image 2024 07 08 at 23.57.33

 

Esticar as pernas, conhecer a cidade

Saímos do Politécnico de Portalegre, depois de jantar e fomos instalar-nos no alojamento antes de seguirmos para a aventura do dia. Um peddy-paper pela cidade de Portalegre que nos deu a conhecer muitos dos locais emblemáticos da cidade como a Sé, a Praça da República, o miradouro de São Cristovão, o museu da Tapeçaria, entre outros locais.

Amanhã o dia reserva-nos visitas a Arronches e a Elvas, onde vamos conhecer locais como o Forte da Graça e a ESBE, onde iremos visionar o documentário “Segunda Pele”, da jornalista Tânia Paiva, formada no Politécnico de Portalegre.

E assim conclui o primeiro dia da Green Academy. Continua a acompanhar as reportagens e os melhores momentos do dia nas redes sociais da FORUM!