O segundo dia da semana ‘Portalegre Green Academy’ começou com a viagem para Elvas. Nesta pequena cidade em tamanho, mas grande em história, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Militar, a ESAE e os pontos mais conhecidos da cidade.

“Optámos inicialmente por levá-los ao Museu Militar de Elvas onde tiveram a oportunidade de ouvir, pelos seus responsáveis, uma explicação daquilo que puderam ver”, referiu a professora Márcia Oliveira, subdiretora da Escola Superior Agrária de Elvas. A visita foi guiada pelo major Carlos Carretas, que foi explicando aos jovens cada uma das salas e a importância daquilo que iam vendo, desde elementos usados para a saúde dos soldados, aos instrumentos de comunicação. 

museucompressed


Ainda no Museu Militar, os participantes conheceram o CAAFE (Centro de Atividades de Animação e Formação Equestre), local onde funcionam a maior parte das aulas do Curso Equinicultura da ESAE. Todos os jovens se mostraram muito entusiasmados e fizeram várias perguntas relacionadas com os cavalos e com o funcionamento e dinâmica do curso.

Para que a experiência de estudar na ESAE ficasse completa, o almoço ocorreu nas instalações da residência de estudantes de Elvas. Assim, e de acordo com a professora Márcia, “puderam vivenciar um pouco daquilo que os nossos alunos vivem, vêm e passam todos os dias”.

professoracompressed


Do almoço seguiram para o ‘Quartel do Trem’, para as instalações da Escola Superior Agrária de Elvas. Aqui, puderam conhecer melhor a escola, ver os vários laboratórios, conhecer alguns professores e tirar as dúvidas existentes. Mas não podiam deixar Elvas sem visitar uma das referências da cidade, o ‘Forte da Graça’, onde puderam ver a vista completa, de cima, de uma cidade tão histórica.

Neste curto período de tempo em que permaneceram na cidade, todos os estudantes ficaram com a mesma sensação, de que ainda há muito para conhecer em Elvas, e manifestaram a vontade de voltar com as famílias.

Mergulhos e conversas com antigos alunos

De regresso a Portalegre, e devido ao calor que se fez sentir nesta região do interior, os nossos participantes tiveram a oportunidade de dar um mergulho nas piscinas municipais de Portalegre, onde aproveitaram para conviver com os restantes, fazer jogos e tirar várias fotografias.

A última atividade do dia decorreu no Politécnico de Portalegre, com a ajuda de antigos alunos deste instituto, que falaram sobre o seu percurso, não só escolar, mas também profissional, mostrando os diferentes caminhos que puderam seguir depois de concluir a sua formação.

No 3º dia desta academia estão previstas atividades náuticas na barragem e ainda uma visita ao Parque Natural da Serra de São Mamede.