Um dia para saber mais sobre sustentabilidade. Com a ajuda de um documentário, a visitar a um projeto que prima por um estilo de vida sustentável e também usando materiais da natureza para decorar a roupa. Foi desta forma envolvente que os nossos participantes estiveram hoje na Green Academy.

Lugares ocupados, silêncio na sala e luzes apagadas. Vimos o documentário realizado por Tânia Paiva, antiga aluna da ESECS e jornalista da Rádio Comercial, “Segunda Pele”. Um documentário que procurava mostrar o impacto do setor têxtil no meio ambiente, mas, também mostrava soluções, para reduzir o nosso papel neste ciclo que acelera as alterações climáticas.

As luzes voltaram a acender-se e o regresso até ao autocarro fez-se num ritmo acelerado, pois os participantes queriam libertar a sua veia artística. No campus do politécnico, dirigimo-nos ao Laboratório de Serigrafia, onde fomos recebidos pela professora Patrícia Pombo. Serigrafia é “uma cadeira do segundo ano do curso de design de comunicação” e esta é “uma técnica de impressão manual” que os alunos nesta atividade fizeram em t-shirts, mas que pode ser aplicada noutro tipo de materiais.

 

DSC 2455

 

Contudo, antes de soltar o artista interior, os nossos participantes deram um passeio nos Eco Trilhos do campus do politécnico e recolheram materiais que estavam caídos na relva, para utilizar nas suas camisolas. No fim, o resultado foi muito criativo e, sobretudo, colorido.

À tarde, visitámos o concelho do Crato e a barragem das Nascentes, para conhecer o projeto “Waking Life”. Pelos olhos de Emma Duc Goninaz, a project manager da comunidade, conhecemos os valores do projeto, do festival organizado, das plantações feitas na propriedade e do estilo de vida praticado, sempre com a sustentabilidade em mente.

 

DSC 2507

 

Entre passeios pela herdade, mergulhos na barragem e picnics para repor as energias, recebemos uma visita do presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo, que agradeceu a nossa visita, falou do papel do “Waking Life” na reflorestação do terreno envolvente à barragem e aproveitou para dar umas recordações alusivas ao festival do Crato.

Para descarregar as energias, terminámos o dia com um convívio na Praça da República, em Portalegre.

 

DSC 2557

 

Amanhã teremos mais atividades na ESECS pela manhã, seguindo-se a ESS e a ESTG à tarde e uma apresentação do projeto Eco-Escolas. Para coroar as atividades, teremos uma Sunset Party no penúltimo dia da Portalegre Green Academy.

 Foto de capa: Armando Cardoso