Foi uma semana muito intensa, que passou por vários campos da sustentabilidade, ecologia, preservação em áreas como a tecnologia, as ciências agrárias e as ciências sociais a que terminou em Portalegre. Hoje, sexta-feira, era o dia das despedidas e de ficar a conhecer a “Equipa Mais Green” desta edição da Portalegre Green Academy.
O auditório do Politécnico de Portalegre era o cenário para nos receber e com todos os participantes a ocupar os seus lugares, Diogo Aragonez, que nos acompanhou ao longo de toda a semana, começou a revelar as classificações e a prestação dos nossos participantes ao longo da semana. Sobre aplausos todos iam à frente receber os seus certificados de participação, até chegar a altura de conhecer a equipa vencedora: a equipa Verde.
Em ambiente de grande celebração, um a um, os Verdes foram ao palco receber o seu certificado e um troféu que vão ter em casa para mais tarde recordar esta semana dedicada ao ensino no interior alentejano e à sustentabilidade. Depois de almoço, foi altura para as últimas despedidas e assinar dedicatórias nas camisolas das pessoas que marcaram a Green Academy.
“Uma semana inesquecível”
Quisemos saber pelas palavras dos nossos participantes o que é que esta semana tinha significado para eles. Falámos primeiro com Ângela Macedo, 17 anos, de Vieira de Leiria, disse que as amizades que fez esta semana, são amizades que vai levar para a vida: “se puder levo todos”, acrescentou entre risos. “Gostei de estar aqui, foram todos muito especiais e acolhedores”, concluiu a participante.
Tivemos também participantes que nesta Green Academy descobriram o que querem seguir no futuro. Tomás Moço, de 16 anos, disse que gostou da oferta da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), e disse que pretende estudar algo relacionado com as ciências agrárias ou com a enfermagem veterinária. Acrescentou ainda que gostou das instalações do Politécnico de Portalegre e do ambiente familiar que aqui se vive. “Pude ver que é uma das mais valias do Politécnico”, conta o participante, que acrescentou ainda que esta “foi uma semana inesquecível”
Para Maria Francisco, de 17 anos, a Green Academy foi uma experiência “muito informativa”. Além de gostar de conhecer a oferta do Politécnico, nomeadamente o curso de Turismo, o qual é para si “uma opção”, gostou bastante de conhecer o projeto Waking Life, instalado na Barragem das Nascentes.
Concluímos assim mais uma Portalegre Green Academy, semana onde os nossos participantes entraram em contacto com o ensino no Politécnico de Portalegre, ficaram a conhecer os diferentes pólos de conhecimento e inovação onde atuam e também a conhecer melhor o distrito de Portalegre e o que este tem para oferecer à sua comunidade académica.
Podes ler as restantes reportagens sobre a Portalegre Green Academy clicando aqui.
Nas nossas redes sociais podes encontrar fotos com os melhores momentos de todos os dias.