A Green Academy é uma Academia Forum feita em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre onde o pretendido é dar a conhecer mais sobre temas como a sustentabilidade e preservação, bem como descobrir algumas das formas como o ensino superior permite aprofundar estas áreas.
Por volta da hora de almoço, chegaram a Portalegre os cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional que participam nesta iniciativa, prontos para a semana que os aguarda.
Energia Bio
Depois do almoço, os estudantes visitaram as instalações do campus onde está inserida a BioBIP (Bioenergy and Business Incubator of Portalegre), uma estrutura do Politécnico de Portalegre direcionada para a incubação de empresas ou projetos, essencialmente á base de tecnologia, por vezes relacionada com as áreas formativas do politécnico ou até com os recursos da própria região. Aí, tiveram a oportunidade de ter uma visita guiada ás instalações onde aprenderam mais sobre a BioBIP e os seus objetivos.
Um pouco do Politécnico de Portalegre
Antes de começar as atividades, os participantes foram dados a conhecer o politécnico de Portalegre e a sua oferta formativa através de uma breve apresentação, nesta sessão tiveram presentes Diogo Aragonez da equipa de marketing, comunicação e divulgação do politécnico de Portalegre, Liliana Pego, técnica superior na área da comunicação e Vera Barradas, pró-presidente para a comunicação e imagem institucional.
Durante a apresentação, os participantes ficaram a saber um pouco mais do que o Politécnico de Portalegre tem para oferecer, desde as licenciaturas, mestrados, cursos técnicos superiores profissionais e as pós-graduações existentes nas quatro escolas do Politécnico de Portalegre: a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); a Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD); a Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) e a Escola Superior de Saúde (ESS). Neste momento a instituição acolhe mais de 3 mil alunos. Também tem nas suas instalações incubadoras de base tecnológica, como a BioBIP e outros centros de investigação.
"Podemos ser uma instituição mais pequena, mas com certeza com grandes qualidades como a proximidade que existe entre as pessoas. Espero que depois desta semana levem esta cidade no vosso coração e que levem uma ideia diferente do ensino superior no interior do país”, reforçou Vera Barradas.
«Espero que seja uma semana inesquecível»
“Para o primeiro dia é normal nos sentirmos assim um pouco nervosos, mas quando começamos a falar com mais pessoas as coisas tomam o seu rumo, gostei bastante do ambiente do politécnico e das suas propostas, vamos ver como corre o resto da semana, espero que seja inesquecível”
Inês Cruz, participante da Portalegre Green Academy
Uma tarde como empreendedor
Depois, foi a altura dos participantes colocarem a sua criatividade e espírito de equipa em ação. A dinâmica foi relacionada com os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) e o empreendedorismo. Teve como objetivo criar um projeto tendo em conta a sustentabilidade. Será que os nossos participantes tiveram á altura do desafio?
“Esta é uma atividade ligada ao empreendedorismo tendo sempre por base não só a temática da academia como os ODS” disse Liliana Pego. Desta dinâmica saíram ideias como ventoinhas movidas a energia hídrica a livros feitos de materiais recicláveis, levando os participantes a pensar em equipa.
Amanhã os participantes vão ter um dia em grande, visitando sítios como Arronches e Elvas, onde vão visitar e conhecer sítios como, Forte da Graça e á ESBE (Escola Superior de Biociências de Elvas).