A oportunidade de participar no mundo dos campeonatos das profissões surgiu depois de um desafio colocado pelo meu formador. Nessa altura, não sabia ainda o que era o mundo do WorldSkills, mas tive a sensação que seria uma oportunidade única e decidi aceitar. Comecei por participar no campeonato regional das profissões, juntamente com colegas de curso. Quando cheguei ao patamar nacional, percebi que tinha sido uma excelente opção. Senti que todos os participantes tinham muita motivação, e isso fez-me também querer dar o meu melhor.
A possibilidade de participar no EuroSkills chegaria mais tarde. A partir daí, chegou a altura da preparação mais intensa, com treinos diários e mesmo várias simulações das provas a realizar no europeu. Foi aí que tive a noção da dimensão do mundo do campeonato das profissões. Senti ansiedade e alguma pressão, mas consegui ultrapassar isso com o trabalho e treino, melhorando cada vez mais e sentindo-me cada vez mais preparado.
"[Participar nos campeonatos das profissões] é uma experiência fantástica, uma oportunidade que
poucos têm – poder dar o melhor, na sua profissão, e ainda representar o seu país"
Penso que a classificação que obtive no EuroSkills reflete o todo o treino realizado e a vontade de participar. O EuroSkills foi uma experiência única, ao podermos conhecer pessoas de todos os países unidos com o mesmo objetivo. Na minha área, deu também para ganhar uma perspetiva diferente, conhecendo novas técnicas de design, por exemplo.
Recomendo a participação no mundo do campeonato das profissões. É uma experiência fantástica, uma oportunidade que poucos têm. Poder dar o melhor, na sua profissão, e ainda representar o seu país. Esta é também uma forma de termos a certeza de que gostamos da profissão para que nos estamos a preparar e que estamos prontos para a desempenhar durante o resto da vida.