InFormando: A formação na primeira pessoa
Inauguramos este mês a rúbrica InFormando – um espaço dedicado aos testemunhos de quem passou pelos centros de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Fica a conhecer a experiência de formandos de todo o país, bem como o papel que estas aprendizagens desempenharam na sua vida. Na inauguração deste espaço, trazemos-te o testemunho de João Lopes, formando do Curso de Aprendizagem de Técnico de Multimédia do Centro de Emprego e Formação Profissional do Seixal


 

A decisão de ir estudar no CEFP do Seixal veio muito pela necessidade de aprender uma área especifica, possibilidade que o ensino normal não me dava. A área da Multimédia sempre foi algo que me cativou desde muito novo, portanto a escolha do curso acabou por ser fácil.

No curso, encontrei uma metodologia muito mais dinâmica, que me motivava a continuar o meu percurso no CEFP do Seixal. Sempre fui uma pessoa muito competitiva e os desafios que fui encontrando ao longo do curso davam-me a força de ir à procura de melhorar e de saber mais, terminando assim por me especializar em vídeo e pós-produção de vídeo.


«Sempre fui uma pessoa muito competitiva e os desafios que fui encontrando ao longo do curso davam-me a força de ir à procura de melhorar e de saber mais»


 

 

 

Desde que me conheço, sempre fui uma pessoa muito proativa. Gosto de planear projetos, criá-los e vê-los crescer. Ao longo deste meu percurso no CEFP Seixal, tive a possibilidade de trabalhar em vários projetos que aumentaram cada vez mais a fasquia da minha exigência pessoal.

Um dos meus últimos sonhos foi o desenvolvimento de uma árvore de Natal em acrílico e que desenhei e foi executada, tendo ficado em exposição no atrío de entrada no CEFP dp Seixal Centro, no Natal de 2019. Fiz também várias apresentações para novas turmas, mostrando o que o curso de Multimédia possibilitava, criando assim uma maior vontade e motivação nos jovens. Ajudei outras turmas a desenvolver os seus projetos finais de curso e isso foi uma experiencia e uma partilha incrivel, que nos fez crescer a todos.

O projeto final do meu curso foi o “Inform_acao”: uma app mobile que oferece a possibilidade de informar todos os futuros formandos do Centro dos cursos existentes e de apresentar o espaço de cada curso - um projeto super ambicioso que deu bastantes créditos e frutos a todos nós.

 


«Ao longo deste meu precurso no CEFP do Seixal, tive a possibilidade de trabalhar em vários projetos que aumentaram cada vez mais a fasquia da minha exigência pessoal».


 

O curso inclui uma vertente de Formação Prática em Contexto de Trabalho e, no 2º período, surgiram várias oportunidades. Acabei por estagiar no IDL – Instituto Dom Luís, onde fiz todo o tratamento de imagem da universidade. No 3º período, estagiei numa agência de Web Design e desenvolvi alguns projetos em colaboração com a entidade.

No final da Formação Prática em Contexto de Trabalho, tive a oportunidade de ir trabalhar com o atleta de MotoGP Miguel Oliveira e é esse, até hoje, o meu trabalho. É um trabalho excelente, bastante desafiante e cansativo, mas muito compensador. Acho que é uma oportunidade única e que me dá a possibilidade de mostrar projetos onde a minha participação conta. De facto, é um enorme prestígio!

Estou muito grato ao CEFP do Seixal, por me ter dado a conhecer excelentes formadores como o Fernando Maia e o Luís Cardoso, que sempre me deram a oportunidade de mostrar as minhas capacidades. Também a direção deste Centro tem sido incansável no apoio que me oferece. Sinto, de facto, que fui valorizado por toda a gente. Este foi um percurso incrível com desafios enormes, mas que, no final, me fizeram crescer muito como profissional.


.