Foi durante o Europeu das Profissões, em Budapeste, que André Pedrosa teve uma noção clara do espírito que se vive nos campeonatos das profissões. “No segundo dia de prova, tive um pequeno acidente”, conta o soldador de 21 anos, revelando: “Os outros participantes tiveram o desportivismo de se preocuparam comigo, de forma a ganhar de forma justa”.

André acabaria mesmo por vencer e conseguir alcançar a qualificação para o WorldSkills de Kazan, no ano seguinte. Uma oportunidade que está destinada apenas aos campeões nacionais dos vários países. “Contudo, pela experiência, se fosse possível, todos deveriam ter a oportunidade de participar e crescer, tanto a nível pessoal como profissional”, sublinha André.


Fórum dos Campeões André Pedrosa 1
André Pedrosa 2

A nível pessoal, conviveu com outras culturas, religiões ou gastronomias. Já quanto à esfera profissional, pode conhecer novas formas de trabalhar e de pensar a sua área. “Pude aprender técnicas que apenas são utilizadas noutros países, outras formas de trabalhar a máquina”, garante, salientando: “O resultado até pode ser o mesmo, mas são formas diferentes de lá chegar”. “Tornei-me um trabalhador mais completo com este conhecimento”, reforça.

 


“Todos deveriam ter a oportunidade de participar [no WorldSkills] e crescer, tanto a nível pessoal como profissional”


 

André já trabalhava como ajudante de soldador quando decidiu entrar no curso de soldadura, no Centro de Formação Profissional do IEFP da Pedrulha, em Coimbra. “Encontrei um mundo novo, ganhei mais gosto por aquilo que fazia. Participar nos campeonatos das profissões fez parte desse crescimento”, conta.

Entretanto, terminado o curso, André cumpriu o seu objetivo e trabalha como soldador. Num futuro próximo, revela, vai voltar ao mundo da formação profissional, desta vez, como formador. “Penso que a experiência acumulada no WorldSkills me vai ajudar”, destaca, antes de concluir: “E espero, um dia mais tarde, poder treinar outros concorrentes”.

Momentos finais do WorldSkills (Fonte: Canal do Youtube do WorldSkills)