«Estava ainda a terminar o curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Cabeleireiro/Barbeiro, em 2019, e fizeram-me um convite para participar no Campeonato Nacional das Profissões. Na altura, senti que seria uma boa experiência, pensando logo que teria possibilidade, caso vencesse, de dar seguimento a nível europeu e mundial. No fundo, senti que não tinha nada a perder. 

Participar neste campeonato implicou fazer treinos intensos, depois do trabalho e das aulas, ou seja, envolveu bastante dedicação. Mas essa preparação valeu a pena, porque consegui passar à fase seguinte, ao apurar-me para o Europeu. Este passo implicou uma nova fase de treino, onde fui acompanhada por uma tutora e aprendi muitas coisas novas que complementaram a minha formação. 

 

51518597416 c4783d96a8 o 1

 

Para mim, esta foi uma experiência muito enriquecedora. Ao longo das várias provas que fui realizando, percebi a minha própria evolução. Foi emocionante receber elogios das pessoas que me acompanharam neste percurso e que respeito muito. É também muito interessante conhecer novas técnicas e produtos que são aplicados noutras partes do mundo e que passam a estar à nossa disposição.  

A experiência que vivemos nas provas nacionais e europeias, através do contacto com pessoas de todo o mundo, é muito enriquecedora. Para além de nos dar competências de resolução de problemas ou comunicação, por exemplo, acaba por ser algo importante para o nosso currículo. E há um orgulho especial em representar o nosso país. Voltaria a fazer tudo novamente.

 


«Ao longo das várias provas que fui realizando, percebi a minha própria evolução. Foi emocionante receber elogios das pessoas que me acompanharam neste percurso e que respeito muito»


Recomendaria a qualquer estudante participar nestas competições. Estas provas também me ensinaram que é importante não desistir – o caminho pode ser doloroso, mas graças ao treino e dedicação acaba sempre por valer a pena».