«Tenho uma outra perspetiva»

 

Rodrigo Costa 6

 

Rodrigo Costa, 23 anos 
Medalha de Excelência do WorldSkills e no EuroSkills em Mecatrónica 
CENFIM de Torres Vedras 

Depois de entrar no curso de aprendizagem de Mecatrónica, no Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) de Torres Vedras, participei como voluntário numa competição interna do centro. Foi aí que ganhei o ‘bichinho’ da competição – senti que era uma forma de saber mais sobre a profissão para que me estava a formar, tendo a oportunidade de conhecer as formas de trabalhar dos meus colegas, por exemplo.

Foi a partir dessa experiência que, alguns meses depois, surgiu a oportunidade de participar no Campeonato Nacional das Profissões, organizado pelo IEFP - WorldSkills Portugal, na competição de Eletromecânica, onde acabei por subir ao pódio. Graças a esse resultado, pude participar nos campeonatos do mundo e da europa das profissões (WorldSkills e EuroSkills), na categoria de Mecatrónica, onde conquistei duas medalhas de excelência.

Essa foi uma experiência fenomenal, sobretudo pelo convívio e partilha de conhecimento com concorrentes de outros países – pude conhecer ainda mais formas de trabalhar e de resolver os mesmos problemas. Graças à minha participação nestas competições, ganhei um novo modo ver as coisas e não apenas no que diz respeito à componente técnica da profissão. Sinto também uma diferença noutros aspetos da vida, tendo uma outra perspetiva, com horizontes mais alargados. 

«Uma experiência que valoriza o perfil profissional»

 

João Teixeira 1

 

João Teixeira, 22 anos 
 Campeão Europeu e Mundial das Profissões em Desenho Industrial – CAD 
 CENFIM de Ermesinde 

Logo na minha primeira visita ao CENFIM de Ermesinde fui informado da existência dos campeonatos das profissões, organizados pela WorldSkills portugal. Gostei logo da ideia, sobretudo pela dimensão da competição e por poder testar as minhas capacidades. Depois de aceitar entrar neste universo, descobri que os campeonatos das profissões têm enormes potencialidades para um jovem, sobretudo pelo conhecimento da realidade do trabalho e pelo contacto direto com as empresas, desde patrocinadores a visitantes.

Esta é uma experiência que valoriza o nosso perfil profissional. Por outro lado, é possível conhecer as formas e métodos de trabalho de outros participantes, o que também acaba por nos enriquecer. Acabei por me sagrar campeão europeu e mundial na competição de Desenho Industrial – CAD e penso que foi fundamental a dedicação e o foco no treino, o apoio dos profissionais do CENFIM de Ermesinde e o acesso a equipamento de topo que é utilizado nestas competições.

Agora que terminei o meu ciclo de participação, sinto que investi muito do meu tempo e esforço neste objetivo, sendo que os bons resultados que alcancei acabam por ser gratificantes. 

 

«Ganhei muito a nível profissional» 

João Dinis 2

 

João Pimenta, 24 anos 
 Campeão Nacional das Profissões em Fresagem CNC 
 CEFP de Águeda 

Depois de terminar o 9.º ano, decidi escolher um curso de aprendizagem de Operador e Programador CNC, no Centro de Formação do IEFP de Águeda. Pensei que seria uma boa opção em termos de saídas profissionais, sendo que poderia, no final, entrar na mesma no Ensino Superior.

Já durante o curso, aceitei participar nos campeonatos das profissões por gostar muito desta área – é uma atividade desafiante, em que os trabalhos são sempre diferentes, há sempre fatores a ter em conta para conseguir o melhor resultado. Os campeonatos foram uma forma de continuar esse desafio. Ao longo destes anos, sinto que ganhei muito a nível profissional e que tenho uma preparação para o mercado de trabalho muito superior à média. Por outro lado, desenvolvi várias competências, nomeadamente de resolução de problemas e de trabalhar sobre pressão, que acabam por ser importantes em outras áreas da nossa vida.

Recomendo esta oportunidade a todos os jovens que queiram desenvolver as suas competências para um nível acima da média. É um bom ponto de partida e uma boa escola para o nosso desenvolvimento. E não posso esquecer todas as amizades – tanto nacionais como internacionais – que fiz ao longo deste percurso.