Tudo começou no meu centro de formação – o Modatex Lisboa. Estava a completar um curso profissional de Design de Moda e fui convidada a participar no Campeonato das Profissões, para representar a minha escola. Essa primeira experiência foi muito boa, porque deu-me uma ideia do que é competir a este nível, preparando-me para provas futuras.
Conquistei a medalha de ouro nessa prova nacional e apurei-me para o Campeonato Europeu. Na altura, senti uma grande felicidade por saber que poderia representar Portugal no EuroSkills. Sabia que iria ganhar muitas experiências valiosas a nível profissional e testar as capacidades na minha área. Por outro lado, achei que seria uma oportunidade de conhecer projetos e concorrentes de outros países, conhecendo um pouco da sua cultura.
Na Áustria, confirmei as minhas expectativas. Percebi que as outras equipas eram muito boas, de um nível muito elevado. Concentrei-me na minha prova e cumpri o plano que tínhamos traçado. No final, fiquei bastante contente com o resultado, em que conquistámos uma medalha de bronze. Para além da medalha, senti de orgulho de representar Portugal e uma confiança que poderá ter um impacto positivo na minha carreira.
«Aconselho qualquer aluno a concorrer a estes campeonatos. Foi uma experiência desafiante e enriquecedora»
Hoje, sinto-me muito agradecida pelo apoio de todos os formadores da Modatex Lisboa, que me formaram e me deram as competências que consegui colocar em prática no EuroSkills. Sinto que a medalha não é só minha e que a partilho com todas as pessoas que me apoiaram no meu percurso. Por outro lado, partilhar esta experiência com formandos de todo o país e de várias áreas foi incrível. No final, acabámos por formar uma grande família.
Aconselho qualquer aluno a concorrer a estes campeonatos. Há aprendizagens por fazer que nos tornam mais fortes, tanto a nível profissional como emocional. Foi uma experiência desafiante e enriquecedora.