Tudo começou no meu centro de formação – o Modatex Lisboa. Estava a completar um curso profissional de Design de Moda e fui convidada a participar no Campeonato das Profissões, para representar a minha escola. Essa primeira experiência foi muito boa, porque deu-me uma ideia do que é competir a este nível, preparando-me para provas futuras.  

 

 

Conquistei a medalha de ouro nessa prova nacional e apurei-me para o Campeonato Europeu. Na altura, senti uma grande felicidade por saber que poderia representar Portugal no EuroSkills. Sabia que iria ganhar muitas experiências valiosas a nível profissional e testar as capacidades na minha área. Por outro lado, achei que seria uma oportunidade de conhecer projetos e concorrentes de outros países, conhecendo um pouco da sua cultura. 

 

Beatriz Oliveira

 

Na Áustria, confirmei as minhas expectativas. Percebi que as outras equipas eram muito boas, de um nível muito elevado. Concentrei-me na minha prova e cumpri o plano que tínhamos traçado. No final, fiquei bastante contente com o resultado, em que conquistámos uma medalha de bronze. Para além da medalha, senti de orgulho de representar Portugal e uma confiança que poderá ter um impacto positivo na minha carreira. 

 


«Aconselho qualquer aluno a concorrer a estes campeonatos. Foi uma experiência desafiante e enriquecedora»


 

 

 

Hoje, sinto-me muito agradecida pelo apoio de todos os formadores da Modatex Lisboa, que me formaram e me deram as competências que consegui colocar em prática no EuroSkills. Sinto que a medalha não é só minha e que a partilho com todas as pessoas que me apoiaram no meu percurso. Por outro lado, partilhar esta experiência com formandos de todo o país e de várias áreas foi incrível. No final, acabámos por formar uma grande família.

Aconselho qualquer aluno a concorrer a estes campeonatos. Há aprendizagens por fazer que nos tornam mais fortes, tanto a nível profissional como emocional. Foi uma experiência desafiante e enriquecedora.