«Inicialmente, não era suposto ter participado no Euroskills. Mas como fiquei em segundo lugar no Campeonato Nacional e a primeira classificada não teve oportunidade de ir até Graz, acabei por ter esta oportunidade. Acabou por ser muito desafiante – a minha colega de equipa é de Lisboa e eu sou do Porto. Mas trabalhámos em conjunto e acabou por ser muito enriquecedor. 

A experiência foi emocionante e muito trabalhosa. Sinto que evoluí profissionalmente porque tive de aprender a lidar com obstáculos. Por outro lado, a repetição envolvida no treino levou-te a aperfeiçoar a técnica. Hoje, sinto que estou num nível mais elevado do ponto de vista das competências. O resultado que alcançámos foi excelente. Este terceiro lugar, para mim, vale tanto como um primeiro, tendo em conta os desafios e obstáculos que tivemos de superar.  

 

 

Aconselharia qualquer estudante a participar nos Campeonatos Nacionais das Profissões. É como ter uma formação à parte – é algo muito enriquecedor. Por outro lado, este trabalho ensinou-me a ter mais confiança e a manter o foco. Sinto que isso pode fazer a diferença no meu futuro. 

Gostava de agradecer ao IEFP por esta oportunidade de participar e também às formadoras que me acompanharam – a Lurdes, a Fátima e a Sandra – por todo o apoio que me ofereceram, durante todas as horas de treino e preparação. Convenceram-me a não desistir, a melhorar sempre e a evoluir. Isso é algo que ficará para sempre comigo.