Tudo começou quando um dos meus formadores me convidou a participar no campeonato das profissões. Desde do início da minha formação, tenho tido interesse em participar em vários concursos de gastronomia. Neste caso, o campeonato das profissões era um desafio diferente por toda a preparação que envolvia, pela exigência dos objetivos e também pela envolvência com outras profissões. Nesse sentido, para mim, foi natural aceitar o convite e participar.
No primeiro contacto com o campeonato nacional das profissões, depois de ultrapassadas as fases regionais, encontrei uma dinâmica muito diferente do que estava habituado. Foi uma surpresa muito positiva, superou as minhas expectativas, e compreendi que esta experiência me traria mais bagagem, trabalho prático e conhecimento. O resultado seriam mais capacidades de autonomia e até competências técnicas que seriam relevantes na altura da entrar no mercado de trabalho.
"Na minha opinião, os campeonatos das profissões têm muito interesse para todos os jovens, sendo um mundo onde encontramos o enriquecimento do currículo e um crescimento pessoal e profissional"
A partir daí, tive a oportunidade de participar no EuroSkills, em Graz. A participação no europeu também acrescentou a esta experiência. O ambiente internacional trouxe-me novas oportunidades e, por exemplo, o conhecimento de novas formas de cozinhar, ingredientes e equipamentos. Por outro lado, a pressão da competição também nos traz novas capacidades e, graças a um treino específico, é possível utilizá-la a nosso favor.
Na minha opinião, os campeonatos das profissões têm muito interesse para todos os jovens, sendo um mundo onde encontramos o enriquecimento do currículo e um crescimento pessoal e profissional. Neste momento, estou a preparar a minha participação no WorldSkills, onde espero continuar a retirar o maior proveito desta experiência, conseguindo o melhor resultado possível.