São já vários os campeonatos de profissões em que tenho o enorme privilégio de me dirigir a um conjunto de pessoas muito especiais, que estão na vanguarda da mudança para um mundo mais qualificado – os seus participantes, verdadeiros pioneiros e um exemplo para o país”. Foi assim que António Valadas da Silva, Presidente do IEFP, deu início à sessão de encerramento do 1.º Campeonato Nacional de Profissões Digitais – SkillsPortugal, no passado dia 9 de julho e que, tal como o campeonato, decorreu em ambiente virtual.

Esta foi uma iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal. Num período marcado pelo adiamento das competições presenciais a nível nacional e internacional, esta competição teve como objetivos principais sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, dar corpo às orientações europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital e responder ao desafio da WorldSkills Internacional em tornar 2021 no Ano da Inovação.

 

 

Depois de 3 semanas de provas – e após o anúncio dos vencedores em cada uma das profissões em competição – é possível fazer um balanço. No total, 18 profissões estiveram em competição, com 116 concorrentes e 105 jurados a trabalharem em conjunto para apurar os campeões. Foram entregues 55 medalhas (18 de ouro, 20 de prata e 17 de bronze). Destaque ainda para a participação de 47 entidades de educação/formação das mais diversas tipologias. 

Vencedores e campeões

Entre os 18 primeiros classificados encontramos caras conhecidas da WorldSkills Portugal. Em Cloud Computing, Prototipagem Rápida e Desenho Gráfico, por exemplo, ficaram em 1.º lugar os jovens que integram a delegação que vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, em Graz, no próximo mês de setembro. O vencedor de Desenho Gráfico, Bruno Reis, foi mesmo o criador da mascote do SkillsDigital, o Skill’On

Na profissão de Design de Moda – Vestuário, a vencedora foi a jovem que representou Portugal em Tecnologias da Moda no último ciclo de campeonatos (Euroskills Budapeste e WorldSkills Kazan), Beatriz Dias-Arguelles y Soares. Já o 1.º classificado em Robótica, Pedro Pereira, não só já representou Portugal em Budapest e em Kazan, como ganhou a Medalha de Bronze em Budapeste, tendo conquistado a Medalha de Excelência e o prémio de Best of the Nation em Kazan. 

 

 


No total, durante o SkillsPortugal, foram entregues 55 medalhas (18 de ouro, 20 de prata e 17 de bronze).


 

 

 

Inovação” e “desafio” foram as duas palavras mais escolhidas para caracterizar o 1.º Campeonato Nacional de Profissões Digitais por todos aqueles que dele fizeram parte, sendo que esta foi também uma iniciativa que mereceu destaque internacional. Na cerimónia de abertura já a Presidente da WorldSkills Europa se tinha juntado a este evento e, na sessão de encerramento, foi a WorldSkills Internacional que quis marcar presença. “Com o SkillsPortugal, Digital 2021 foi dado um passo firme e seguro em direção a um futuro que se quer repetir”, realça a organização.  

Cumprir os desafios

Vocês foram desafiados pela União Europeia para promover e desenvolver competências verdes e digitais e desafiados pela WorldSkills Internacional para fazer de 2021 o Ano da Inovação, dedicado a criar novas formas de nos mantermos ligados e a desenvolver competências para os jovens em todo o mundo. Vocês cumpriram em ambos!”, disse o CEO da WorldSkills Internacional, David Howey, a todos os participantes, deixando um agradecimento: A todos aqueles que deram um passo em frente, nos últimos meses, dou os sinceros parabéns e agradecimentos em nome de toda a comunidade global da WorldSkills”.

A sessão contou ainda com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. “Estão todos a fazer história”, foram as suas palavras iniciais, antes de acrescentar: “As alterações no mundo do trabalho mostram como as qualificações são a grande arma para ganhar competitividade (…). A aposta crítica nas competências digitais é fundamental e pode mudar a vida das pessoas. Quem mais investir nestas competências, em áreas estratégicas, é quem está já a garantir o futuro de todos nós. Estes são tempos de um enorme desafio e de ação!”