A era digital que vivemos representa uma verdadeira revolução no acesso à informação, na transformação das empresas e dos postos de trabalho. Esta mudança é rápida e "tem impacto nas formas como interagimos, consumimos, comunicamos, estudamos e trabalhamos", recorda o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

É neste contexto que surge o UpSkill: Digital Skills and Jobs – um programa nacional para a reconversão de 3000 pessoas, empregados e desempregados, ao longo de três anos. Esta transformação é realizada através da formação nas áreas das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica.

 

Início - UPskill

UPskill - Iniciativa de âmbito nacional destinada ao reforço de competências e ao aumento da oferta de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação.


 

A iniciativa foi materializada através de um acordo de cooperação entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o CCISP - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Públicos e a APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Comunicação. Será a partir desta colaboração que nascerá o conjunto de cursos para requalificação.

 

Uma oportunidade com futuro

Conforme recorda o IEFP, a pandemia de Covid-19 potencia a oportunidade de um alargamento dos negócios ligados à área digital. Por essa razão, os profissionais detentores das qualificações requeridas pelo mercado de trabalho e pela economia tornaram-se ainda mais imprescindíveis, agora e no futuro.

 


No âmbito do UpSkill, cerca de 3000 pessoas serão selecionadas para frequentar cursos remunerados de 9 meses. Oferta formativa foca, para já, Java; NET; C++; Python; Outsystems; CRM; ERP e Redes. Inscrições aqui


 



O Instituto de Emprego e Formação Profissional sublinha ainda a forma como este programa contribui para colmatar as necessidades das empresas nacionais e para reforçar as oportunidades de emprego e salariais dos cidadãos. “Esta tem sido uma preocupação constante do IEFP e foi por isso que o IEFP contribuiu de forma inequívoca para a realização deste projeto”, reforçam.

Por esta razão, o IEFP destaca esta altura como sendo “ideal para aproveitar a oportunidade única, inédita e inovadora” que o UpSkill representa, “ingressando numa carreira com futuro”. “As inscrições já estão abertas”, concluem.


UpSkill. Perguntas e Respostas



Para quem?

As formações do UpSkill destina-se a detentores do ensino secundário, de licenciatura, podendo ainda abranger mestres ou doutorados. Uma das características inovadoras deste Programa consiste na garantia de que, pelo menos, 80% das/os formandas/os que concluírem com aproveitamento o curso de formação, serão contratadas/os após a conclusão do Programa, com um valor de remuneração base mensal bruto estimado em 1.200€. Os interessados em participar no projeto UpSkill poderão inscrever-se através do seguinte endereço https://upskill.pt/.

 Como se estrutura o curso?

O programa consiste num conjunto de cursos de formação intensiva e especializada na área digital, sendo que estas formações terão uma duração de cerca de 9 meses. Os selecionados vão frequentar um curso com uma duração estimada de 6 meses de formação teórica, ministrada pelos Institutos Politécnicos envolvidos, acrescido de 3 meses de formação prática em contexto de trabalho numa das empresas aderentes. Em matéria de cursos estão já previstos os cursos de Java; NET; C++; Python; Outsystems; CRM; ERP e Redes.

Existe remuneração durante o curso?

Sim. Durante a formação e o estágio, os participantes receberão o equivalente ao salário mínimo nacional. Com integração nos quadros da empresa, o trabalhador passará a receber um salário bruto estimado de 1.200€.