A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa apresentou no início deste mês o B-Law@Católica, uma metodologia de ensino híbrido que conjugará aulas presenciais e à distância. O objetivo, explica a Faculdade de Direito da UCP passa por "responder à nova realidade vivida em Portugal", bem como garantir uma "maior segurança dos alunos e restante comunidade académica".

A metodologia B-Law@Católica será implementada no próximo semestre, a partir de 14 de setembro, e implica um "conjunto de novidades", acrescenta a mesma fonte. Desde logo, as aulas práticas vão retomar o regime presencial, enquanto as teóricas se realizam à distância. Por outro lado, as disciplinas teórico-práticas requerem a concretização de cerca de metade das aulas em regime presencial.

 

 

 
 
 
 
 
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Para o Diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Jorge Pereira da Silva, “o B-Law@Católica representa "uma solução estruturada e consolidada, desenvolvida com a finalidade de
adaptar o nosso ensino ao contexto que atravessamos". De igual forma, acrescenta, "visa reforçar o nosso modelo pedagógico personalizado (que assenta numa interação próxima entre alunos e docentes) e valorizar os momentos de ensino presencial".


Medidas de proteção

Para as aulas em regime presencial, o modelo B-Law@Católica prevê também diversas medidas de proteção, nomeadamente a concentração da presença de alunos no campus em apenas dois dias da semana, a redução do número de alunos nas aulas presenciais e a preparação tecnológica das salas de aula para transmissão das aulas presenciais em direto para alunos que tenham de ficar em casa (alunos doentes, sob quarentena ou inseridos em grupos de risco).

A Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa sublinha ainda que este modelo pedagógico implica ainda outras mudanças como a disponibilização prévia de materiais que têm de ser trabalhados para discussão e avaliação nas aulas presenciais, a gravação e edição das aulas teóricas e teórico-práticas realizadas à distância ou a organização de bases de conteúdos online de acesso livre relativos às diferentes áreas científicas.