A Microsoft Portugal e o CCISP - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos anunciaram ontem a adoção de novas metodologias de trabalho, colaboração e produtividade das Instituições de Ensino Superior Politécnico. A parceria vai resultar no desenvolvimento de competências digitais de 70 mil alunos, aos que se juntam os respetivos professores e profissionais de IT, até 2023.

O reforço desta parceria permite às instituições do CCISP, em circunstâncias mais vantajosas, alargar o portefólio tecnológico com soluções que pretendem "a transformação digital do Ensino Superior", explica o CCISP, em comunicado.

Dos 70 mil alunos que serão capacitados, 21 mil integram cursos de TIC. Este dado, acrescenta a mesma fonte "revela a aposta do CCISP no desenvolvimento de profissionais numa área com ampla procura no mercado". As Academias Microsoft vão disponibilizar conteúdos e recursos prontos a usar no contexto de aula e sessões para a comunidade educativa dos institutos politécnicos, com o objetivo de oferecer aos alunos "uma experiência motivadora para a aquisição do conhecimento, mas simultaneamente impulsionadora de novas formas de aprender". As áreas abrangidas são Ciência Informática, Infraestrutura de IT, Ciência de Dados e Produtividade.

Para o presidente do CCISP, Pedro Dominguinhos, este reforço "permite dar uma resposta mais robusta à estratégia de transformação digital que os Politécnicos estão a implementar". "Com ações dirigidas aos estudantes, professores e profissionais das TI dos IPs, e com diferentes níveis de especialização, esta cooperação estratégica permitirá desenvolver maiores níveis de literacia digital, ao mesmo tempo que permitirá que os estudantes e corpo docente se especializem e atualizem nas tecnologias emergentes e requeridas pelo mercado, quer no âmbito das Unidades Curriculares quer em ações extracurriculares", acrescentou.

O projeto tem início marcado para este mês, contemplando quatro módulos com diversas sessões.