Estudam no Politécnico de Tomar alunos de 44 nacionalidades diferentes, entre estudantes internacionais, alunos em mobilidade Erasmus, estudantes que realizam um período de estudos ou estágio de um semestre e alunos que frequentam os Mestrados Erasmus Mundus (em Quaternário e Pré-história ou em Dinâmicas da Paisagem Cultural, Patrimonial, Memória e Conflito).

Por esta razão, o Politécnico de Tomar descreve o seu ambiente como "multicultural, diversificado e muito enriquecedor", uma vez que os alunos têm a possibilidade de conhecer "diferentes realidades geográficas, linguísticas, religiosas, históricas e políticas o que os torna cidadãos mais tolerantes". Conhece o testemunho de alguns estudantes internacionais do IPT.

 

"Os professores prestam especial atenção à tarefa de nos ajudar"

 

shoab feda

 

"Aqui, todos os professores me conhecem pessoalmente. Conhecem as minhas fraquezas e forças e guiam-me de acordo com elas. Isto é algo que não existe em outras instituições de ensino superior de maior dimensão que já frequentei. Muitos professores nas universidades que frequentei nem sequer sabiam que eu existia. No Politécnico de Tomar, os professores prestam especial atenção à tarefa de ajudar os estudantes a compreender o que estão a aprender. É verdadeiramente um lugar para aprender e não apenas para competir por um diploma. Quanto à cidade de Tomar, adoro a sua calma, beleza e bom clima".

Shoaib Feda, estudante afegão do Politécnico de Tomar

 

«No Politécnico de Tomar, podem encontrar uma boa experiência e um bom ensino»

nicle131


"Para mim, o que mais se destaca positivamente em relação ao Instituto Politécnico de Tomar é o bom ensino. Há boas instalações em todo o Instituto, com todos os equipamentos necessários para os estudantes. Isto para não dizer que há um fácil acesso às informações e dúvidas necessárias. Em relação à cidade de Tomar, me encantei desde que cheguei pela primeira vez: há tudo o que necessito, sinto-me muito segura, é um local muito acolhedor, e tem fácil acesso para pessoas sem transporte pessoal. Aqui podem encontrar uma boa experiência e um bom ensino independente do curso que escolherem. Será uma grande etapa a ser corrida, mas que tudo lhe beneficiará no futuro".

Nicole Braga, estudante brasileira do Politécnico de Tomar

 

 

 

«Passei um tempo muito bom em Tomar»

 

anastasya

 

"O programa Erasmus deu-me a oportunidades de estudar numa instituição de ensino superior diferente, numa língua diferente das que domino. Quanto à minha integração em Tomar, ainda que não falasse bem português, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas novas, não apenas Erasmus, com quem passámos bons momentos, como as pessoas da ESN Tomar, os meus colegas de curso e todas as pessoas que me rodearam. Tive oportunidade de experimentar coisas novas, como fazer kayak, comer "bacalhau" e provar os "pastéis de nata". Passei um tempo muito bom em Tomar".

Anastasya Peicheva, estudante búlgara de Erasmus em Tomar

 

 

 

Comissão de Acolhimento em Tomar

O Gabinete de Relações Internacionais tem um parceiro privilegiado na recepção e integração de estudantes Erasmus: a ESN Tomar. A ESN Tomar organiza actividades que ajudam os estudantes Erasmus a integrarem-se na vida académica, na cidade e na cultura portuguesa, desde a sua chegada até à sua partida. Podes encontrar mais informação sobre a ESN Tomar aqui.

Para mais informações, visita www.gri.ipt.pt